Política

Legislativo goiano tem ano marcado por realizações na nova sede

Publicado

em

Um dos principais marcos da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi a inauguração da sua primeira sede própria. Localizado no Park Lozandes, região Leste da Capital, o Palácio Maguito Vilela foi oficialmente inaugurado em 27 de abril do ano passado. Porém, o início do processo de mudança dos gabinetes e das equipes administrativas já está completando um ano. 

Conforme dados da Polícia Legislativa, em 2022, a Casa registrou mais de 52 mil acessos de visitantes cadastrados. Os números refletem a proximidade entre o Legislativo e a sociedade, já que faz parte do cotidiano da Alego receber lideranças de todas as regiões do estado e representar os interesses dos mais diversos segmentos econômicos e sociais. 

O presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSD), classificou com um sonho realizado a entrega desta obra, que foi iniciada em 2005 e sofreu três paralisações ao longo desses 17 anos. “É uma grande satisfação para mim, e para os demais parlamentares desta Legislatura, ver essa obra pronta e em pleno funcionamento. Foi um desafio sonhado por vários ex-presidentes que me antecederam e concretizado em nosso mandato”, contextualiza o presidente. 

Lissauer também destaca que, em sua gestão, o projeto da nova sede foi modernizado, pensando em acolher melhor as necessidades dos cidadãos goianos. “É uma sede à altura do que o nosso estado merece, não apenas com estrutura e espaço dignos para a população, mas também como instrumento que dá voz e traduz as demandas necessárias para a coletividade”.

Com a intermediação institucional dos parlamentares, os auditórios da nova sede têm sido concedidos para a realização de diversos eventos culturais e educativos. Por exemplo, em 10 de novembro, o auditório 2 da Casa acolheu 150 estudantes para o “Aulão Pré-Enem 2022 Redação nota 1000”, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc); o Serviço Social do Comércio (Sesc); o Instituto Carlos André e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio). 

Para além das atividades parlamentares regimentais, como sessões plenárias e reuniões de comissões, as dependências do Palácio Maguito Vilela também são palco para solenidades, celebrações e homenagens. Veja, abaixo, algumas das principais atividades dos últimos meses, dispostas em ordem cronológica.

Inauguração do Palácio Maguito Vilela

Em 27 de abril, na abertura da solenidade de inauguração da nova sede, foi inaugurado o busto em homenagem ao ex-governador Maguito Vilela, que dá nome ao prédio. A obra, instalada em frente à entrada principal da Casa, é do artista plástico e escultor goiano Cleider de Souza. 

Também nesta ocasião, houve o descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura e foi inaugurada a galeria dos ex-presidentes da Alego, com 63 imagens produzidas pelo artista plástico Amaury Menezes.

Inauguração do bosque da Alego

Em 22 de junho, o presidente Lissauer Vieira inaugurou o bosque da nova sede. Na presença de parlamentares, servidores, autoridades locais e representantes da construtora JL, responsável pela obra do Palácio Maguito Vilela, houve também o descerramento de uma placa em homenagem a todos os colaboradores que trabalharam na execução da obra.

Na inauguração, foram plantadas 50 mudas nativas do Cerrado, sendo dez de cada variedade: acácia javânica, ipê-branco, ipê-roxo, resedá gigante e pata-de-vaca. O espaço, que tem mais de 5 mil metros quadrados, faz divisa com o Ministério Público Federal (MPF) e pode ser acessado pelo estacionamento do subsolo 2 da Alego. 

Geração de energia solar

Na nova sede, a preocupação com a sustentabilidade se reflete em cada detalhe. Um exemplo são as 362 placas fotovoltaicas instaladas nos telhados da Casa. Elas captam os raios solares e os transformam, mensalmente, em 21.949 quilowatts de energia elétrica. 

Engenheiro eletricista na Alego, Luiz Amaral explica que o sistema implementado é do tipo on grid, que é integrado à rede de distribuição e permite que o novo prédio continue recebendo energia para suprir o percentual que não é atendido pela energia solar. Luiz também relata que a Casa vai expandir gradativamente a capacidade de produção dessa fonte de energia limpa e renovável. A intenção é garantir ainda mais sustentabilidade à nova sede e economia para os cofres públicos. 

Festa Junina

Após dois anos de suspensão de eventos em função da pandemia de covid-19, em 2022 a Assembleia retomou as comemorações presenciais com o “Arraiá da Alego”. Nos dias 29 e 30 de junho, o estacionamento do Palácio Maguito Vilela recebeu parlamentares, servidores e visitantes para as celebrações juninas. 

A festa contou com comidas típicas, danças e atrações culturais, como a quadrilha profissional do grupo Mandacaru e a quadrilha apresentada pelos servidores da Alego. Esse momento de lazer e confraternização entre os servidores e a comunidade em geral já é tradicional no calendário da Casa. 

Inauguração do auditório Carlos Vieira

Em 8 de novembro, o principal auditório da Alego foi inaugurado, recebendo o nome do empresário agropecuarista Carlos Vieira, pai do presidente Lissauer Vieira. Nesta ocasião também foi descerrado o busto do homenageado. 

denominação do auditório foi proposta pelo ex-deputado Humberto Aidar (MDB), hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Carlos Vieira faleceu em 21 de fevereiro de 2022, aos 81 anos. A homenagem póstuma tramitou por meio do projeto de resolução nº 965/22

Homenagem a Iris Rezende no plenário

Também em 8 de novembro, a Assembleia promoveu a solenidade de descerramento do busto do ex-governador, Iris Rezende Machado, que dá nome ao plenário da nova sede. A homenagem foi iniciativa da Mesa Diretora da Casa, proposta por meio do projeto de resolução nº 1244/22

Iris se aposentou em 2020, aos 86 anos, depois de dedicar 62 anos à vida pública. Ele faleceu em 9 de novembro de 2021, em São Paulo (SP), após três meses de internação, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Inauguração dos novos equipamentos da TV Alego

Também na programação de solenidades do dia 8 de novembro, a Casa inaugurou os equipamentos e as instalações da TV Assembleia. No total, foram investidos R$ 8 milhões na emissora e mais R$ 18 milhões no audiovisual da nova sede. “Os novos e modernos estúdios da TV Alego são um sonho concretizado para todos os servidores, com o que há de melhor para levar informação de qualidade à população”, afirmou o presidente Lissauer, no dia da inauguração.

Os novos equipamentos possibilitam a transmissão ao vivo de vários pontos da sede, a exemplo do plenário, sala das comissões, auditórios e salão nobre. O diretor de Comunicação da Alego, André Furquim, ressalta que a TV foi reaparelhada com qualidade digital e tecnologia de ponta. “A tecnologia adotada e os equipamentos adquiridos pela Casa têm sido considerados referência para a implantação em outros órgãos no País. Representantes de cinco estados estiveram na sede para conhecer as novas instalações da televisão”, compartilha Furquim.

Cora Restaurante-Escola Senac

Foi no dia 30 de novembro a inauguração do Cora Restaurante-Escola Senac, um formato de empreendimento até então inédito em Goiás. É que, além de oferecer um cardápio de qualidade aos públicos interno e externo, o Cora também vai contribuir para a formação da cadeia gastronômica em Goiás, por meio de cursos profissionalizantes de até 570 horas-aula.

A estrutura do restaurante-escola conta com separação de cozinhas quente e fria, açougue, confeitaria, bebidas, higienização e salas teóricas. A expectativa é que o espaço terá capacidade para formar até 420 alunos por ano. As capacitações envolvem temas como técnicas de manejo de alimentos, preparo e conservação, além de relacionamento interpessoal e atendimento ao público. 

Posse do governador e do vice

No dia 1º de janeiro de 2023, foi realizada, no plenário Iris Rezende, a sessão solene de posse do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e do vice-governador, Daniel Vilela (MDB). Conduzida pelo presidente Lissauer Vieira, a solenidade contou com a participação de autoridades dos três Poderes e representantes de diversas instituições públicas do estado. 

O chefe do Executivo goiano participou da solenidade de forma virtual, seguindo orientação médica, uma vez que estava se recuperando da cirurgia cardíaca a que foi submetido em 8 de dezembro. Em seu discurso, Caiado destacou as conquistas do 1º mandato e pontuou as ações planejadas para os próximos quatro anos de gestão. 

20ª Legislatura

A posse dos 41 parlamentares eleitos por Goiás em outubro do ano passado será realizada na nova sede, no dia 1º de fevereiro. A solenidade marca o início da 20ª Legislatura, que vai representar a população goiana no Parlamento estadual até 31 de janeiro de 2027. 

Ela é composta por 19 deputados reeleitos e 22 novos parlamentares, sendo que nem todos são novatos na função. Dentre os eleitos para a próxima Legislatura, alguns já ocuparam o cargo de deputado estadual em legislaturas anteriores, como Mauro Rubem (PT), que exerceu três mandatos consecutivos, da 15ª à 17ª Legislaturas; Cristóvão Tormin (Patriota), integrante da 16ª e 17ª Legislaturas; Lincoln Tejota (UB), que já foi deputado na 17ª e 18ª Legislaturas; e Renato de Castro (UB), que exerceu o mandato na 18ª Legislatura. 

Com a posse, encerra-se a gestão de Lissauer Vieira, que presidiu a Casa nos últimos quatro anos. Lissauer descreve que se sente extremamente grato e com o sentimento de missão cumprida, por todas as realizações que compõem o legado da sua administração à frente do Legislativo goiano, em especial a conclusão da nova sede. “Novos parlamentares chegarão nessa Casa de Leis e, com eles, novas ideias, novos anseios, mas um só desejo que une a todos nós: o de ver um estado cada vez mais forte, justo e com boas oportunidades para todos. Assim caminharemos, gratos pelo que fizemos, honrados por onde chegamos e com a determinação que nos levará cada vez mais longe”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA