Geral

Investimento do Governo do Tocantins em tecnologia e melhoramento genético garante avanço na agricultura e pecuária tocantinense

Publicado

em

O melhoramento genético do rebanho bovino tocantinense por meio do programa Mais Genética e a difusão tecnológica para o gado de corte com o programa Rota da Pecuária são destaques entre as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins no decorrer do ano de 2022, por meio da diretoria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária (Dapec), da secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado (Seagro). 

Exemplo de sucesso no cenário nacional, o programa Mais Genética Tocantins está disponibilizando 100 mil kits para Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) e contemplando pequenos e médios pecuaristas dos 139 municípios tocantinenses. 

Já com a Rota da Pecuária, programa inédito na região Norte do país, foram apresentadas na prática diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor em pequenas, médias e grandes propriedades produtoras de gado de corte no Tocantins. 

Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, com o Rota da Pecuária, por exemplo, foi possível mostrar a pecuária real, os seus desafios e exemplos de sucesso, alcançando ótimo retorno do público e dos pecuaristas. “Confirmamos que a pecuária tocantinense é uma verdadeira indústria a céu aberto, onde se atrela tecnologia, genética e produção”,enfatizou o gestor. 

“Foi possível identificar as diversas tecnologias de gado de cria, recria e engorda que movimentam a economia tocantinense e verificar, in loco, de onde sai toda carne exportada pelo Estado. Conseguimos muitas informações e números importantes para que possamos estabelecer políticas públicas e auxiliar ainda mais os produtores”, reforçou o diretor da Dapec, José Américo Vasconcelos. 

Agroindústria 

O fortalecimento e a concretização do Serviço de inspeção Municipal (SIM) nos municípios e o lançamento efetivo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) também são destaques durante o ano de 2022 e resultaram em avanços para o Estado, principalmente para os agricultores familiares. 

Outros destaques

Na área de agroenergia e floresta destaque para a construção do primeiro  biodigestor sertanejo no Tocantins, Fazenda Buritizal, no distrito de Taquaruçu. Com o biodigestor, além de reduzir os custos com fertilizantes químicos nas pastagens, é possível proporcionar economia com a produção do biogás, utilizado no preparado das refeições, entre outros. 

Na área de agrometeorologia foi realizado também importante seminário  para a apresentação das Tendências Agroclimaláticas do Tocantins. O objetivo foi subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que auxiliem no planejamento e tomada de decisão por parte do setor agropecuário, além de minimizar possíveis perdas decorrentes das mudanças climáticas. 

“A  agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo: cultivo, colheita, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos”, ressaltou o diretor José Américo. 

Dias de campo, visitas técnicas e o contato diretor com os agricultores e pecuaristas tocantinenses também foram ações constantes realizadas pela Seagro, por meio da Dapec, em vários municípios tocantinenses. 

“Nosso objetivo é trabalhar e desenvolver políticas públicas, incentivando a utilização de tecnologias e o aumento de produtividade. Isso tudo levando ações pertinentes a produção agropecuária para beneficiar os produtores desde grãos, frutas, raizes e tubérculos, até a pecuária de corte e leite”, concluiu o diretor José Américo.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA