Distrito Federal

Inscrições para olimpíada e jornada de conhecimentos

Publicado

em


Olimpíada será toda no formato on-line, devido à pandemia

Na próxima terça-feira (22), o Instituto Federal de Brasília (IFB) lança a IX Olimpíada de Programação, aberta a toda a comunidade. Para participar, o interessado deve ter conhecimentos básicos em linguagem de programação em Java, C, C++, C#, Go, Python, Ruby, Scala, Lua, JavaScript ou Kotlin. Devido às restrições relacionadas à covid-19, esta edição da olimpíada será exclusivamente on-line.

Cada participante terá que resolver três questões de programação. Essas questões estarão disponíveis no site da plataforma durante o período de duração do evento. O interessado deverá acessar o Portal URI Online e criar um login.

Ao entrar na plataforma, basta criar um time de até três participantes em “Gerencie seus Times”. Depois, acesse a aba Torneio /“IX Olimpíada de Programação IFB 2021.1 – Iniciante”. No dia e horário do evento, os inscritos deverão acessar o site e enviar as respostas para as questões.

Segundo o professor do Colegiado de Informática do IFB Campus Brasília Alisson Wilker, o objetivo é estimular uma cultura de resolução de problemas e preparar os participantes para maratonas nacionais e internacionais, com foco no “desenvolvimento do raciocínio lógico e da aplicação de conceitos de lógica de programação”.

II Jornada de Física

Outro evento promovido pelo IFB com participação aberta ao público é a II Jornada de Física, de 5 a 9 de julho. “As inscrições estão abertas a odo o universo”, resume o professor Erick Leão, do IFB Campus Taguatinga.  O projeto convida a dialogar e debater assuntos de interesse na área da física voltados para graduandos, professores que atuam no ensino médio ou superior e curiosos por temas científicos em geral.

No ano passado, a jornada reuniu mais de 2,3 mil participantes. De acordo com o Colegiado de Licenciatura em Física do IFB Campus Taguatinga, a programação será detalhada nos próximos dias, mas as inscrições já estão abertas no site Even3.

*Com informações do Instituto Federal de Brasília 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA