Política

Iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel, Casa de Leis homenageou os 60 anos da Eseffego na noite dessa 4ª-feira, 26

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa quarta-feira, 26, sessão solene extraordinária para entrega de Certificado de Mérito Legislativo em comemoração aos 60 anos da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego). A cerimônia teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. 

Na oportunidade, o tenente-coronel da Polícia Militar Gustavo Macedo Fregonezi recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. E mais de 100 pessoas ligadas à Eseffego receberam Certificados de Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados ao  estado. 

Mesa de trabalhos 

Compuseram a mesa do evento, além de Virmondes na presidência, o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel Borges Neto; o coordenador da Escola de Educação Física da UEG, Vilmon de Moura Martins; o tenente-coronel Fregonezi; e a diretora do Instituto de Ciências, Saúde e Biologia da UEG, Michele de Oliveira. 

Virmondes frisou que é importante reconhecer toda a história construída ao longo dos anos pelos mestres em nossa caminhada. “Reconhecer isso hoje num momento breve, mas oportuno para realçar compromissos. Dia de celebrar a história da Eseffego, que começou na década de 1960 e, desde então, se apresenta como uma referência. É um momento de desafios, mas é o momento de reforçar o papel democrático e fazer com que a pauta da educação superior seja prioridade na Alego nos próximos quatro anos. A educação transforma.”  

O reitor Antônio Cruvinel Borges Neto agradeceu pela honraria recebida. “A Eseffego é um patrimônio que merece ser homenageado. Agradeço a todos que desempenham sua função dentro desta universidade e fazendo com que a UEG tenha orgulho. É o momento de nos alegrar e celebrar o papel dessa instituição. Agradeço a cada um que passou por essa história.”  

O professor da UEG Paulo Roberto Veloso Ventura contou detalhes sobre a história da formação da Eseffego e tratou da relevância do quadro docente da instituição. “A UEG busca luminosidade que possa dar clareza aos seus caminhos, sempre revendo seu regimento e estatuto. A universidade ganhou credibilidade ao longo da sua história. Ainda assim, não podemos deixar de fazer um registro crítico ao atual governo, pois não temos o respeito da Secretaria de Esporte e Lazer. Vida longa a Eseffego, força na luta!”, disse.  

Também fez uso da palavra o coordenador da Escola de Educação Física da UEG, Vilmon de Moura Martins. “Temos muito o que comemorar. Mesmo com todos os problemas que passamos todos os dias, nossos egressos têm sucesso.”  

Por fim, a diretora Michele de Oliveira fez seu pronunciamento na tribuna. “Cada dia é uma conquista. É tempo de termos esperança”, afirmou.  

Eseffego 

A criação da escola foi parte do plano de metas durante a gestão do governador Mauro Borges (1961-1964), que tinha a prática desportiva como modificador social. A escola poderia, também, contribuir para a formação profissional na área, num momento de efervescência econômica no estado. Além disso, proporcionaria um espaço de lazer e recreação para crianças e adolescentes, evitando a reincidência da delinquência juvenil. 

Em 22 de outubro de 1962, pela Lei nº 4.193, foi criada oficialmente a Escola de Educação Física do Estado de Goiás, destinada à formação de professores. Quase um ano depois, a Lei nº 4.640 de 8 de outubro de 1963 criou a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (Esefego), uma entidade autárquica jurisdicionada à Secretaria Estadual de Educação e Cultura. Futuramente, em 27 de fevereiro de 1996, através do decreto federal nº 64.139, a Esefego foi reconhecida como Escola Superior. 

A introdução do curso de fisioterapia na escola aconteceu em 1994, mas foi reconhecido pelo o Conselho Estadual de Educação somente em abril de 2000, através do decreto estadual nº 5.219. Passando a ser reconhecida como Eseffego. Pouco antes, em 1999, tinha passado a integrar a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e até hoje desempenha seu papel social, ofertando conhecimento em educação física e fisioterapia. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA