Distrito Federal

Iniciada obra do viaduto do Recanto das Emas

Publicado

em


Além dos moradores do Recanto das Emas, a obra será feita num trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001) que também vai beneficiar quem vem do Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Gama e Santa Maria | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A construção do tão aguardado viaduto do Recanto das Emas teve início nesta sexta-feira (5). A obra, esperada pela população há mais de dez anos, vai resolver os problemas de trânsito numa região por onde trafegam aproximadamente 60 mil veículos por dia.

O investimento no serviço é de R$ 30,9 milhões, provenientes de recursos do Governo do Distrito Federal (GDF), que vão possibilitar a geração de cerca de 200 empregos. Na manhã desta sexta, o governador Ibaneis Rocha esteve no local para o lançamento dos trabalhos, que devem durar um ano até a conclusão.

“Obra muito importante e vai beneficiar uma população enorme aqui do Recanto das Emas e do Riacho Fundo, além do pessoal que visita a cidade e vai até o Gama. Estamos trabalhando desde o início do governo para liberar essa obra, que se inicia hoje e que certamente vai entrar para história de toda a região. Estamos muito felizes com isso”, disse o governador Ibaneis Rocha.

“Obra muito importante e vai beneficiar uma população enorme aqui do Recanto das Emas e do Riacho Fundo, além do pessoal que visita a cidade e vai até o Gama. Estamos trabalhando desde o início do governo para liberar essa obra, que se inicia hoje e que certamente vai entrar para história de toda a região. Estamos muito felizes com isso”, disse o governador Ibaneis Rocha

O chefe do Executivo local assegurou também que será feito o recapeamento de vias na região. A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e consiste num viaduto a ser erguido no entroncamento do Recanto das Emas com o Riacho Fundo II. O local, que hoje consome tempo dos motoristas que ficam presos no trânsito, em breve será mais uma passagem segura e com qualidade para a população.

Além dos moradores do Recanto das Emas, a obra será feita num trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001) que também vai beneficiar quem vem do Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Gama e Santa Maria.

“Esse entroncamento é muito importante porque liga o Recanto das Emas ao Riacho Fundo. Hoje iniciamos as obras pela vias marginais para que a gente possa desviar o trânsito para essas vias e iniciar a obra da estrutura do viaduto. É uma obra complexa que vai dar desgaste, mas pedimos a compreensão da população”, pede o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior.

“A ideia é sempre melhorar a mobilidade da cidade. Sabemos que essas obras que trazem maior fluidez, então o investimento nesse tipo de infraestrutura é importante”, pontua o secretário de Mobilidade , Valter Casimiro.

Morador do Recanto das Emas há três anos, o comerciante Antônio Araújo, 48 anos, comemora o início das obras. “Vai melhorar muito aqui para nós moradores do Recanto das Emas, do Riacho Fundo e também do Gama. Já vi muitos engarrafamentos e acidentes nesse tempo que moro aqui, então o viaduto vem em boa hora”, acredita.

Cuidado com a cidade

A construção de viadutos e pontes são fundamentais para a melhoria no tráfego, além de movimentarem a economia ao gerar emprego e renda. Entre 2019 e 2020, o GDF investiu mais de R$ 160 milhões em reformas e construções de travessias em várias regiões administrativas.

Todos os 24 viadutos das tesourinhas da Asa Norte, por exemplo, foram reformados em 2020. Na Asa Sul, 12 viadutos de tesourinhas já foram entregues. São estruturas que nunca tinham passado por reparos deste porte.

Na Estrada Setor Policial Sul (ESPM), dois viadutos estão sendo erguidos para dar maior fluidez ao trânsito da região. Em Vicente Pires também tem obra, com a construção de duas pontes, uma delas ligando a Rua 4 à Avenida da Misericórdia, e a outra conectando as Ruas 1 e 3B.

Outra estrutura reformada foi o guarda-corpo do viaduto Ayrton Senna, localizado na Estrada Parque Ceilândia (EPCL DF/095), no entroncamento com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003). Por lá, 120 mil veículos passam todos os dias, sendo 50 mil sobre o elevado e 70 mil na parte de baixo. O que reforça a importância dessa estrutura.

A ligação Torto-Colorado e o Complexo Viário Joaquim Roriz, na região norte da cidade, também é outra grande realização que reforça o compromisso desta gestão com a mobilidade. Muitas outras obras foram feitas e você pode conferi-las neste link.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA