Distrito Federal

Hospital de Campanha do Gama comemora 200ª alta da unidade

Publicado

em


Com balões e alegria, o agora ex-paciente Edson Marques, 40 anos, celebrou a vitória contra a covid-19 ao receber alta do Hospital de Campanha do Gama. Edson é morador de Samambaia e foi o ducentésimo paciente a despedir-se da equipe multiprofissional da unidade.

Foto: Divulgação
Internação no Gama durou dez dias. Edson passou anteriormente pelo Hospital Regional de Samambaia (HRSam), onde ficou seis dias internado. Ele contraiu o coronavírus enquanto cuidava da mãe, que também teve covid-19 | Foto: Divulgação

Seu irmão Jonas Marques aguardava ansiosamente a saída dele da unidade hospitalar. “Ele elogiou muito a atuação das enfermeiras, do acompanhamento psicológico e dos médicos. Disse que teve longas conversas com a equipe médica e foi muito bem tratado”, afirma.

Seguindo o tratamento com cuidado e assistência da equipe, Edson agora faz parte dos 395.333 pacientes que venceram a covid-19 no DF.

A internação no Gama durou dez dias. No entanto, ele passou anteriormente pelo Hospital Regional de Samambaia (HRSam), onde ficou seis dias internado. Segundo a equipe que cuidou do paciente, Edson contraiu o coronavírus enquanto cuidava da mãe, que também teve covid-19.

Três dias após o início dos sintomas da mãe, ele a levou para a UPA de Samambaia, onde ela testou positivo para covid-19. Edson também foi testado, uma vez que apresentava leves dores de cabeça, e seu diagnóstico também foi confirmado.

A mãe precisou ser transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e ficou internada por dez dias. Neste meio tempo, Edson estava confiante de que não sentiria maiores complicações, por ser jovem. No dia 28 de maio, no entanto, começou a sentir-se mal, com diarreia e ânsia de vômito, além de fortes dores de cabeça.

Seguindo o tratamento com todo cuidado e assistência da equipe multiprofissional, Edson agora faz parte dos 395.333 pacientes que venceram a covid-19 no Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA