Geral

Governo do Tocantins realiza passagem de comando do 1º Batalhão Corpo de Bombeiros Militar

Publicado

em

A maior Unidade Operacional de bombeiros Militares está sob novo comando. Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar recebeu o major Alex Matos Fernandes ao comando do 1º BBM, substituindo o major Antônio Luiz Soares da Silva, que deixa o cargo após um ano e três meses.

A solenidade de passagem de comando ocorreu na sede do Batalhão, onde também foram realizadas entrega de Medalhas de 20 e 30 Anos, Medalha Mérito Bombeiro Militar e Simulação de Combate a Incêndio Veicular.   A cerimônia foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar e subcomandante, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, dos ex-comandantes do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva e coronel Erli Lemes, e de convidados, familiares e demais membros da corporação. 

O Comando contemplou 24 bombeiros militares com as medalhas, sendo nove com as Comendas de 20 anos, um militar agraciado com a medalha de 30 anos e 14 agraciados com a Medalha Mérito Bombeiro Militar. Desde meados de janeiro, uma série de cerimônias vem sendo realizadas nas unidades do CBMTO em todo o Estado para troca de comando das unidades e entrega de medalhas. Ao todo, cinco unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins passarão por trocas de comandos. 

Em seu discurso durante a passagem de comando, o coronel Farias relembrou que também comandou o 1º BBM em um momento de sua carreira e afirmou que as alternâncias nas funções dentro da corporação fazem parte de um processo positivo na carreira dos oficiais. “Faz parte da experiência e do desenvolvimento do oficial passar pelo comando do maior Batalhão do Corpo de Bombeiros, que também tive a honra de comandar. Esse é um comando que está no caminho dos comandantes, uma possibilidade de sequência. Um processo nosso, a gente passa por esse caminho, faz parte a mudança, faz parte desenvolver outras funções, isso não fortalece só a instituição, mas também o militar”, ressaltou. 

O major Soares destacou a experiência enquanto comandante do 1º BBM. “Foi uma honra comandar o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a maior Unidade operacional Bombeiro Militar do Estado, responsável por atender as ocorrências não apenas da capital, mas de todos os municípios que compõem as regionais de Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Comandar essa unidade nos trouxe grandes experiências de gestão e de operacionalidade. Trazemos essas experiências para o nosso currículo com orgulho e gratidão. Sabemos que a carreira de oficial requer dedicação, criatividade e disponibilidade para permanecer e para mudar. Foi nesse sentido que aceitamos uma nova missão, assumir a função de analista da Diretoria de Serviços Técnicos, esperamos também, dar boas contribuições para esse setor”, concluiu. 

Desafio 

Aos 44 anos, o novo comandante do 1º BBM, o major Alex Matos Fernandes, tem uma carreira extensa no CBMTO. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, e graduado em Geografia pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Entre os cargos ocupados dentro do CBMTO desempenhou a função de Comandante da 5ª CIA, de 2011 a 2013; comandou a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros Militar, atual Academia de Formação de Bombeiros – 2013 a 2014; gerenciou o Sistema Integrado de Operações do CBMTO (SIOP) – 2015 a 2016; e foi Diretor Executivo da Superintendência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2018 a 2023. 

“Quando o comandante me colocou à disposição no comando do 1º Batalhão eu encarei como um desafio. É um quartel central, onde tem muitas ocorrências distintas, e estamos em Palmas, um Centro Administrativo. É um desafio que faz parte da carreira do oficial e do nosso crescimento como oficial bombeiro militar e como pessoa também. Tudo aquilo que o Estado já investiu na gente como bombeiro militar, a gente devolve para a sociedade, não somente para a população de Palmas, mas para toda a comunidade atendida pelo quartel”, destacou o novo comandante do 1º BBM.

Major Alex Matos Fernandes à frente, seguido pelo  major Antônio Luiz Soares da Silva – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Major Antônio Luiz Soares da Silva faz discurso de agradecimento pelo período que que esteve à frente do 1º BBM – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, cumprimenta novo comandante do 1º BBM, major Matos – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA