Geral

Governo do Tocantins finaliza ano com mais de 500 profissionais capacitados, ações de combate à criminalidade e investimentos em infraestrutura da Segurança Pública

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, vai encerrar o ano de 2022 com centenas de operadores de segurança capacitados intelectual e operacionalmente por meio das edições do Integra PC, realizadas de norte a sul do Estado. 

O curso atualizou mais de 520 profissionais nas regionais de Paraíso, Araguatins, Guaraí, Colinas, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Palmas.  Policiais civis, militares, bombeiros militares e policiais penais receberam aulas práticas e teóricas sobre os mais variados temas incluindo técnicas de abordagem em zona urbana e rural, tiro policial avançado e interpretação de imagens de satélite.

Agente de polícia de Araguatins, Daniel Rego, destaca a importância da ação. “A Secretaria da Segurança Pública está de parabéns porque o treinamento complementa muito nossa atuação. No momento da diligência, de um cumprimento de mandado de prisão, esse aprendizado é colocado em prática. Tudo o que aprendemos, usamos no dia a dia”, afirma. 

Já o delegado da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic de Gurupi), Rafael Falcão, ressalta a integração que a ação proporciona. “A integração com outras forças é muito importante porque cria um vínculo entre os operadores da segurança pública o que facilita a troca de informações que podem ser úteis em diversas situações, principalmente nas operações”. 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, comemora os resultados positivos e destaca que a meta para 2023 é que outras centenas de profissionais sejam aperfeiçoados. “Para o próximo ano, está no planejamento uma nova edição do Integra, além de outros cursos em áreas especializadas. Temos priorizado a capacitação porque percebemos que isso alcança o policial de duas maneiras: tanto traz motivação, valorização, melhora da autoestima, como impacta diretamente no trabalho que ele presta à sociedade, já que estará melhor preparado para atuar nas diversas situações”, afirma. 

 Outros avanços

Além do Integra PC, o secretário Wlademir Costa lembra que o ano de 2022 também foi de avanços em outras áreas.  Operações policiais, entrega de mais de 25 Núcleos de Identificação, reativação de Conselhos de Segurança, investimento em equipamentos e leis que possibilitaram a valorização salarial estão entre os pontos positivos.

No que diz respeito à estruturação física, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública, o Tocantins recebeu mais de R$ 3 milhões em equipamentos que têm potencializado a prevenção e repressão da criminalidade.

Operações

Neste ano, a Polícia Civil, com apoio de outras forças e órgãos, trabalhou fortemente em operações de combate à criminalidade. Um dos exemplos foi a operação Absterge, realizada em duas etapas na cidade de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio.

A operação combateu uma organização criminosa do estado do Maranhão que vinha agindo na região com a prática de tráfico de drogas, homicídio e tortura de integrantes de facções rivais. A ação teve duas fases: na primeira foram cumpridos 46 mandados judiciais e  segunda 18 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar. 

Núcleos de Identificação e Delegacias

A Segurança Pública implantou Núcleos de Identificação de norte a sul do Tocantins colocando fim a uma demanda antiga da população. Em 2022, foram entregues 27 Núcleos de Identificação, totalizando 112 Núcleos descentralizados por todo o Estado.

Além desse serviço, um importante Complexo de Delegacias de Polícia Civil foi entregue em Augustinópolis. O complexo abriga a 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulnerável (2ª Deamv), a 12ª Delegacia de Polícia e a 13ª Delegacia de Polícia. O imóvel foi construído por meio de parceria entre a Secretaria da Segurança Pública, órgãos, poderes e iniciativa privada. E para continuar melhorando as condições de trabalho dos servidores, também estão sendo reformadas diversas delegacias como as de São Miguel do Tocantins, Nova Rosalândia, Rio Sono, Lizarda, Alvorada e Palmeirópolis. 

 Crimes rurais

Outro importante investimento feito em 2022 foi a criação da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais (Deleagro). A delegacia tem um trabalho voltado à repressão aos crimes patrimoniais relacionados aos bens constituídos por animais selvagens, domesticados ou domésticos, bem como crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, como subtração de insumos, defensivos e máquinas agrícolas.

“Temos nos esforçado muito e tido importantes avanços. Nosso trabalho em 2023 vai continuar  focado em ações que buscam fortalecer a Segurança Pública como um todo, integrando forças de segurança, servidores e melhorando os serviços oferecidos à população tocantinense”, destaca o secretário Wlademir Costa. 

Secretário Wlademir Costa comemora os resultados positivos e destaca que a meta para 2023 é que outras centenas de profissionais sejam aperfeiçoados – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Operação Absterge realizada na cidade de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Foram entregues 27 Núcleos de Identificação, totalizando 112 Núcleos descentralizados por todo o Estado – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA