Geral

Governo do Tocantins expõe vitrines agrícolas sustentáveis para a agricultura familiar na Exponacional

Publicado

em

Com atividades e vitrine agrícolas voltadas para o produtor rural interessado em diversificar sua produção, com foco na geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) levou para a Exposição Agropecuária de Porto Nacional (Exponacional) 2022. A exposição ocorreu no Parque de Exposição da cidade durante os dias 3 e 9 de outubro.

No estande do órgão o visitante teve acesso a informação e demonstrações práticas sobre o cultivo de hortaliças hidropônicas, feito diretamente na água, com ausência de solo; a instalação do sistema e a criação de peixes nas modalidades tanque escavado e tanque elevado, e criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de meliponicultura; além de informações sobre assistência técnica, e acesso ao crédito rural.

O produtor João Neres Bezerra, fazenda Taveira, município de Brejinho de Nazaré, que já recebeu assistência do Ruraltins para acesso ao crédito rural pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e aquisição de gado, visitou o estande para acessar novo crédito. Recebido pelo supervisor regional, Willians Pereira, ele falou o quanto o recurso foi importante para melhorar a sua produtividade e garantir renda para o sustento da família e a formação dos filhos. “Na época compramos 41 vacas e um boi, que no ano seguinte reproduziram 38 bezerros, mais da metade macho. Chegou a época de pagar o Pronaf, vendi os garrotes, paguei o financiamento, sobrou dinheiro que eu investi em mais gado, produção que me ajudou a formar meus filhos. Esse Pronaf foi um dos melhores negócios que eu fiz, e o Ruraltins foi quem me deu o apoio que precisei, e agora estou aqui de novo para buscar novo crédito para aumentar o gado e investir na melhoria de pastagem”, explicou.

Moradora de Palmas, no perímetro Urbano Santa Helena, a vendedora ambulante, Mariene da Silva Mota Miranda, 58 anos, tirou um tempinho dos seus afazeres para buscar informações sobre o apoio do órgão em uma área urbana de 1 hectare. “Eu já plantei cana, mandioca, mas não fui bem-sucedida, pois a terra não estava preparada do jeito certo, e como estou aqui durante o dia resolvi andar e encontrei vocês [extensionistas do Ruraltins]. E estou muito feliz por ter conseguido orientações, pelo menos uma porta já abriu para eu começar a buscar melhores condições de trabalho na terra, porque eu gosto de trabalhar na terra, fui criada trabalhando na terra, trabalho como ambulante, mas não é muito bom para mim, pois nessa idade é muito difícil.

Atendida pela extensionista Iza Maria Rodrigues Neri, dona Mariene foi orientada e direcionada ao atendimento do Escritório Central de Palmas. “A pessoa idosa traz a cultura da roça, e qualquer pedacinho de terra que ela tem, ela quer produzir, gerar renda, melhorar sua qualidade de vida, melhorar a sua alimentação, e além da questão da sustentabilidade em uma pequena área, ela tem ainda a vivência com as plantas, com os pequenos animais”, explicou.

Segundo o presidente da pasta, Washington Ayres, a participação do órgão foi bastante positiva, atendendo mais de 300 visitantes, cumprindo o seu papel de orientar e levar tecnologias acessíveis ao agricultor familiar. “Na nossa estrutura, além dos técnicos do Ruraltins de Porto preparados para receber e orientar o visitante, montamos vitrines voltadas para fomentar as cadeias da piscicultura, olericultura e meliponicultura, que são atividades economicamente viáveis e sustentáveis para a agricultura familiar”, destacou.

Bovinocultura

Ainda no final de semana, o Ruraltins e a Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré promoveram, na sexta-feira, 7, na Chácara Ouro Verde, um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite.

Voltado para produtores rurais do município e região, as palestras abordaram o Sistema intensivo de pastejo em bovinocultura leiteira; e manejo, nutrição, reprodução e gestão da atividade leiteira.

Já a ação faz parte das metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Executado pelo Ruraltins em todas as regiões do Estado, o convênio tem como finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

Participação do órgão foi positiva, atendendo mais de 300 visitantes, cumprindo o seu papel de orientar e levar tecnologias acessíveis ao agricultor familiar – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Produtor João Neres já recebeu assistência do Ruraltins para acesso ao crédito rural pelo Pronaf na aquisição de gado, visitou o estande para acessar novo crédito – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Atendida pela extensionista Iza Maria Rodrigues Neri, dona Mariene Mota buscou orientação sobre cultivo em área urbana – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA