Geral

Governo do Tocantins capacita comunidade da APA Ilha do Bananal/Cantão para processamento de frutas nativas do Cerrado

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou nessa terça, 6, e na quarta-feira, 7, curso de processamento de frutas nativas do Cerrado. A capacitação ocorreu na cidade de Araguacema, no oeste do Estado, região do baixo Araguaia.

De acordo com a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, o curso tem como objetivo o uso consciente das frutas do Cerrado, respeitando suas sazonalidades. “O curso também é focado no público feminino da comunidade, propondo uma geração de renda para autonomia desta parte da comunidade”, informou Vanessa.

Para a moradora de Araguacema, Sílvia Eletícia, o curso ajuda a conquistar a independência feminina. “Hoje em dia, a mulher cresceu muito e adquiriu autonomia. Então com esse curso, nós podemos conquistar uma renda própria”. Sílvia também valoriza muito as oportunidades que tem de aprender a utilizar os recursos disponíveis para a geração de renda. “Eu me sinto rica, porque essa é uma grande oportunidade que vou ter para melhorar meu empreendedorismo e crescer, vou colocar em prática e vai ser uma grande melhora para minha renda familiar”, destacou.

O curso ensina como processar as frutas do Cerrado e transformá-las em doces e compotas, com valor agregado e que possam ser comercializados, garantindo reforço na renda das famílias locais.

Já para Maria Valdecir, apreender o manejo dos frutos do Cerrado sempre foi um desejo. “Aprendemos a aproveitar as frutas de cada época, usar um produto novo a cada temporada, como as mangas, as mangabas e a cagaita. Saber manejar e transformar essas frutas é bom demais”, afirmou.

Para a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Araguacema, Leonetti Mesquita, parceira do evento, o curso só tem a acrescentar para as comunidades locais. “Araguacema é uma cidade rica no Cerrado, então essas mulheres estavam esperando uma oportunidade de se apoderar desse conhecimento”, destacou.

A engenheira de Alimentos do Ruraltins, Josenilda Guimarães, explica que o intuito desta parceria é trazer qualidade de vida para o agricultor de pequeno porte. “Eles podem pegar frutos do Cerrado, processar e garantir um alimento seguro para a comunidade, podem gerar renda e qualidade de vida para eles e sua família”, informou.

Parceria

O curso entre o Naturatins e o Ruraltins é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica visando ao fortalecimento socioambiental dentro da APA. Por ser uma área de proteção, existem limitações para produção agrícola, então o curso ajuda a comunidade a adquirir maneiras para garantir renda, ao mesmo tempo que o equilíbrio ambiental é mantido.

Leonetti Mesquita, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Araguacema – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Curso ensina mulheres a processarem frutos do Cerrado – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Engenheira de Alimentos do Ruraltins, Josenilda Guimarães, (ao centro) ensina a agregar valor aos frutos do Cerrado – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA