Minas Gerais

Governo de Minas lança 40 mil vagas gratuitas para capacitar estudantes profissionalmente

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O Governo de Minas lançou nesta quarta-feira (16/6) o programa “Trilhas de Futuro”, que vai capacitar cerca de 40 mil jovens e adolescentes para atuar no mercado de trabalho, por meio de formação técnica gratuita a partir deste ano. O projeto, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (SEE), de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Desenvolvimento Social (Sedese), terá investimento de R$ 534,7 milhões.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 mil vagas para 78 cursos priorizados em 425 municípios que apresentaram demanda pelas atividades. Os cursos serão integralmente gratuitos, na modalidade presencial — respeitando as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 — e com duração de um ano e meio. A expectativa é de que as aulas comecem em outubro.

O governador Romeu Zema disse que o projeto vai auxiliar o aquecimento da economia por meio da capacitação de mão de obra qualificada e contribuir para a inclusão social de adolescentes, principalmente os estudantes de escolas públicas.

“Isso representa um potencial gigantesco para os jovens, que terão acesso a esse curso e também a benefícios como transporte e alimentação, porque, muitas vezes, o jovem precisa ter essa ajuda. Eu fico imensamente satisfeito de termos concluído a elaboração desse projeto. É mais um passo muito grande que estamos dando para melhorar o setor produtivo e, ao mesmo tempo, fazermos uma ação social enorme, que é a inclusão social de 40 mil jovens”, disse o governador.

Público-alvo

O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também poderão se inscrever adolescentes da rede particular de ensino, além de egressos do sistema educacional — neste último caso, apenas se houver vagas remanescentes, após as inscrições regulares. Todos os contemplados receberão vale-alimentação e vale-transporte no valor de R$ 18 por aluno.

Matheus Fonseca / Sede

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, avalia que o projeto é uma forma de incentivar a educação mineira a se adequar ao currículo do Novo Ensino Médio, focado na educação profissionalizante atrelada às disciplinas convencionais.

“A gente tem muita certeza e muita alegria da garantia da empregabilidade desses estudantes após a conclusão dos cursos. Temos a felicidade de compreender também que o ‘Trilhas de Futuro’ visa dar um primeiro passo em relação à inovação do Novo Ensino Médio. Nosso desejo é anunciar a ampliação dessas vagas no início do ano que vem”, disse a secretária de Educação.

A definição dos cursos selecionados foi feita após ampla pesquisa junto ao setor produtivo, com participação da Sede e da Sedese, envolvendo 110 empresas de 50 polos industriais do estado. Entre as áreas com mais ofertas estão eletrotécnica, enfermagem, sistemas de energia renovável, mecânica, mecatrônica, vendas, edificações e automação industrial.

“Ao todo, foram milhares de empresas ouvidas. De imediato, identificamos mais de 7.500 vagas em aberto com carência de pessoas qualificadas para preencher e mais de 230 ocupações com demanda imediata no mercado. Para se ter uma ideia, temos várias empresas que querem ampliar a parceria com o projeto ‘Trilhas de Futuro’, se comprometendo a absorver essa mão de obra durante o curso e imediatamente após a conclusão do curso”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Confira, a seguir, o cronograma do projeto Trilhas de Futuro, com todas as datas:

22/6 a 6/7 — Publicação do edital e período para inscrição das empresas interessadas em ofertas os cursos

21/7 — Publicação das instituições selecionadas e dos cursos credenciados

24/7 — Publicação do catálogo dos cursos

26/7 a 11/8 — Inscrição para os estudantes

16/8 a 6/9 — Matrículas

18/10 — Início das aulas

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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