Cidades

Governo de Goiás é o 2° mais digitalizado do País

Publicado

em

Goiás alcança a segunda posição no ranking dos estados mais digitalizados do País. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC) e mostra que o Estado subiu cinco posições, em apenas um ano, no Ranking do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. A cerimônia de entrega da premiação será realizada nesta quarta-feira (22/06), no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).

A conquista é um reconhecimento do trabalho do Governo de Goiás em oferecer atendimento digital para os serviços públicos, com o programa Expresso, que disponibiliza hoje mais de 100 atividades em formato completamente digital. “Trouxemos Goiás para o mundo digital. Com a ajuda da tecnologia, conseguimos agilizar a vida do cidadão que recorre aos serviços do Estado”, frisou o governador Ronaldo Caiado.

De acordo com Caiado, o Expresso tem democratizado o acesso ao serviço público e mostra o comprometimento e cuidado do Governo de Goiás com a população. “A pessoa tem acesso direto ao que precisa e se sente respeitada”, explicou. O programa está em funcionamento há um ano e já contabiliza mais de um milhão de serviços realizados.

O trabalho pela digitalização do Executivo estadual foi iniciado em 2019, com a inclusão de Goiás na rede Gov.Br e a desburocratização dos processos e serviços, para que pudessem ser ofertados à população em meio digital. Até aquele ano, Goiás figurava entre os dez piores na prestação de serviços on-line e em 2021 chegou à sétima colocação. Ainda de acordo com o levantamento, o Estado alcançou a terceira posição na categoria ‘Variação Nominal no Índice Abep-TIC entre 2021 e 2022’.

Modernização
Desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG), o Expresso recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia a evolução no ranking nacional de serviços públicos digitais como um resultado positivo de toda uma cadeia de ações rumo à modernização do Estado, em suas várias frentes, tendo a tecnologia como grande aliada. “Estamos empenhados em modernizar a forma como o Governo de Goiás atende o cidadão, em suas mais diferentes necessidades. Promover a digitalização dos serviços é uma delas. Ela agiliza, poupa esforços, facilita acessos e ainda permite que o Estado seja presente de forma menos burocrática, atendendo o cidadão por meio de um smartphone, na palma da sua mão”, reflete Rocha Lima.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, os esforços estratégicos para ampliar os serviços oferecidos no Expresso foram determinantes para conquistar o segundo lugar no ranking. A plataforma é o resultado de uma estratégia focada na experiência do cidadão. Hoje, os serviços estão disponíveis para o cidadão sem que ele precise sair de casa em multicanais. “Colhemos os frutos de um projeto que tem como prioridade oferecer serviços digitais e facilitar o dia a dia da população. Hoje nós somos referência para outras unidades federativas”, comemora Marcio.

Secretário da Administração, Bruno D’Abadia, destaca que a ascensão de Goiás no ranking é resultado de um esforço coletivo e que tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão. “A transformação e digitalização dos serviços públicos são frentes em que o Estado também ganhou notoriedade nacional, fruto da capacidade técnica e dedicação das nossas equipes e, irrefutavelmente, pela preocupação do governador em democratizar e facilitar o acesso dos goianos aos atendimentos estaduais”, pontua o titular da Sead.

Secretaria de Estado da Administração | Secretaria de Desenvolvimento e Inovação | Secretaria-Geral da Governadoria – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA