Distrito Federal

GDF Presente: reforço na limpeza do Plano Piloto

Publicado

em


A concentração de trabalhos na região central também incluiu limpeza de bocas de lobo na Asa Norte, a partir das quadras 102/302 até a 106/306 | Foto: divulgação GDF Presente

Após muitos dias de chuva, as equipes do GDF Presente aproveitam as pausas de estiagem para reforçar a operação tapa-buracos em vias do Plano Piloto.

As principais frentes de trabalho estão concentradas nas áreas próximas ao Conjunto Nacional; na 402 da Asa Sul; além das quadras 704 e 706, da Asa Norte.

Para executar o trabalho, foram utilizadas cerca de quatro toneladas de massa asfáltica, de acordo com Lúcio dos Santos, coordenador do polo Central Adjacente III.

A concentração de trabalhos na região central também incluiu limpeza de bocas de lobo na Asa Norte, a partir das quadras 102/302 até a 106/306. Já nas quadras 405 até a 409 Norte, e na 402 Sul, a equipe retirou entulhos e lixo verde, composto de troncos, galhos, cascas e folhas que caíram das árvores.

Varjão

As equipes do GDF Presente também estiveram no Varjão para a retirada de entulhos e inservíveis. “Hoje foi o dia de fazermos o recolhimento de lixo das calçadas. Um caminhão já estava aguardando para levar tudo para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE)”, disse o coordenador Lúcio dos Santos.

“Pudemos focar as nossas forças para o trabalho necessário após a passagem do vendaval e da chuva. Foi possível reunir os órgãos para a liberação, limpeza, conservação e manutenção de vias. Que sigamos em frente, fazendo nosso trabalho para que a comunidade possa transitar e usufruir de uma cidade cada vez mais limpa”, disse dos Santos.

O administrador em exercício, Beckman Damasceno avalia que o GDF Presente é fundamental para ajudar a manter a cidade limpa. “A nossa maior demanda é que o Varjão é um grande produtor de inservíveis e entulhos, pois a cidade está em constante expansão. E o polo nos dá sempre um apoio grandioso nesse sentido. Por isso, somos muito gratos de participar em conjunto com o GDF Presente para melhorar a qualidade de nossos moradores”, explicou.

Vicente Pires

Em Vicente Pires foram usadas oito toneladas de massa asfáltica na operação buraco-zero, principalmente nas ruas 8 e 12. Também foi dia de dar continuidade ao trabalho de recolhimento de entulhos e inservíveis nas ruas, 4, 6, 8,10 e 12. Quatro caminhões foram usados para retirar o lixo.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA