Geral

GDF inicia processo para novas parcerias na área de saúde

Publicado

em


O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGP) do Governo do Distrito Federal (GDF) se reuniu nesta segunda-feira (16) para discutir projetos que vão beneficiar o usuários da rede pública de saúde no DF. Foi aprovada a abertura de dois novos procedimentos de manifestação de interesse (PMI) para essa área.

“Os procedimentos têm um fator fundamental na modernização dos serviços de saúde pública do DF. Dar melhor eficiência à rede é fundamental para melhorarmos o atendimento”Roberto Andrade, secretário de Projetos Especiais

Um dos projetos é a concessão dos serviços da rede de apoio de diagnóstico, que inclui laboratórios de análises clínicas e de procedimentos de diagnóstico por imagem. O outro  é a concessão dos serviços da rede de lavanderia nas unidades hospitalares da rede pública.

O secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, alertou sobre a necessidade desses dois processos que serão iniciados pela Sepe. “A Secretaria de Saúde nos provocou para a abertura dos procedimentos, que têm um fator fundamental na modernização dos serviços de saúde pública do DF. Dar melhor eficiência à rede é fundamental para melhorarmos o atendimento à população”, esclarece Andrade.

A rede de apoio de diagnóstico inclui laboratórios de análises clínicas e de procedimentos de diagnóstico por imagem. Os serviços constituem importantes ferramentas de avaliação da situação de saúde dos pacientes. Também acabam tendo enorme impacto em diferentes estágios da cadeia de saúde, como prevenção, diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico.

A justificativa da Secretaria de Saúde (SES), é que a eficiência na execução desses serviços é de vital importância, pois há necessidade, em todas as regiões administrativas do DF, de precisão e rapidez nos diagnósticos de diversos tipos de enfermidades, seja por laboratório de análises clínicas ou pelo diagnóstico por imagens.

A reunião desta segunda foi presidida pelo vice-governador, Paco Britto, e teve participação de representantes de seis secretarias e da procuradora-geral do DF | Foto: Sedes-DF

A concessão dos serviços da rede de lavanderia envolve 13 unidades hospitalares que necessitam de serviços de processamento de roupas hospitalares, além do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria, que integram o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges).

De acordo com a Secretaria de Saúde, as lavanderias apresentam um quadro de pessoal aquém das necessidades. A desocupação produzida pela extinção total ou parcial de diversos cargos do quadro geral do serviço público provocou uma carência nesse setor.

Entre outras atribuições, o CGP define os serviços prioritários para execução de contratações no regime deparceria público-privada

“Essa seria uma proposta que incluiria não somente o serviço de lavanderia, mas também toda a rouparia e confecção dos enxovais”, comentou o secretário-adjunto de Gestão em Saúde da SES, Artur Brito, que participou da reunião do Conselho Gestor.

Modelo de parceria

A Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), responsável por muitas das parcerias público-privadas do GDF, é quem vai lançar os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) dos dois projetos da Saúde. O que significa iniciar os processos, chamar empresas para desenvolver os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica.

“Costumo dizer que a secretaria faz todo esse início burocrático dos processos e depois passa para a secretaria finalística para que possa realizar a licitação”, explica o secretário de Projetos Especiais.

Segundo Roberto Andrade, os novos projetos que estão surgindo, que provavelmente não serão finalizados neste governo, têm como objetivo facilitar as próximas gestões. “Muitas vezes trabalhamos para o amadurecimento de um projeto. Modelamos o negócio, que pode se transformar em uma PPP. Com isso, aquilo que é possível fazer ainda neste primeiro tempo de gestão acontecerá”, analisou o secretário.

Conselho Gestor das PPPs

O CGP é um órgão de função deliberativa, presidido pelo governador. Ainda tem em sua composição, como membros efetivos, os secretários da Sepe, da Casa Civil, de Economia, de Desenvolvimento Econômico e o procurador-geral do DF.

É o conselho que define os serviços prioritários para execução de contratações no regime de parceria público-privada; autoriza a abertura da licitação e aprova seu edital; opina sobre alteração, revisão, rescisão, prorrogação ou renovação dos contratos das PPPs, entre outras funções.

A reunião desta segunda foi presidida pelo vice-governador, Paco Britto, e teve participação do secretário da Sepe, Roberto Andrade; do chefe de gabinete da secretaria de Economia, Gilberto Maranhão; da procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat; do secretário substituto de Tecnologia e Inovação, Samuel Coelho; do chefe da assessoria especial da Secretaria de Governo, Sueli Sousa; do secretário executivo institucional da Casa Civil, Cristiano Lopes da Cunha; e do secretário adjunto de Gestão de Saúde da SES, Artur Brito.

*Com informações da Secretaria de Projetos Especiais do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA