Distrito Federal

Funcionários do Grupo CEB doam sangue no Hemocentro

Publicado

em


Um gesto rápido e solidário capaz de salvar a vida de até quatro pessoas. É esse o poder que possui um doador de sangue. Motivado pela vontade de fazer o bem ao próximo, um grupo de funcionários da CEB foi ao Hemocentro de Brasília, nesta sexta-feira (18). Ao todo, 17 pessoas demonstraram interesse em realizar a doação de sangue e, após a triagem, oito efetivamente puderam contribuir.

Foto: Divulgação CEB Ipes
O grupo de servidores da CEB Ipes resolveu aderir ao ato solidário de doar sangue para ajudar a repor os estoques da Fundação Hemocentro de Brasília | Foto: Gilberto Alves/CEB Ipes

Segundo o Hemocentro, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Com intuito de ajudar a manter a coleta em níveis adequados, a assistente-administrativo da Ouvidoria da CEB Ipes, Deuzimar Costa, fez a sua doação pela primeira vez. “Imaginei que com a situação da covid-19, a quantidade de doadores reduziu, mas salvar vidas está acima de tudo e por isso eu vim”, disse Deuzimar.

Doador há muitos anos, o superintendente de Contabilidade da CEB Holding, Brás Borges Teodoro, aproveitou a Campanha da CEB para realizar mais uma doação. “Sempre que surge uma oportunidade, como essa promovida pela Companhia, eu venho doar. Cabe a todos nós fazer essa boa ação que é fácil, de graça e tão importante para o próximo”, declarou.

Procedimento

Uma pessoa doa entre 410 ml e 454 ml de sangue e vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada. Todos os materiais usados no procedimento são descartáveis e mesmo com as restrições de distanciamento, o processo de doar sangue é seguro.

De acordo com uma divulgação feita pelo Hemocentro de Brasília nessa quinta-feira (17), o estoque de sangue O negativo está em estado crítico. Ao saber dessa informação, o contador da CEB Holding, Stênio Schneider Rocha, que possui este tipo sanguíneo, aderiu ao grupo de voluntários da CEB. “Fazia um tempo que eu não doava e quando eu ouvi que meu tipo sanguíneo estava em falta, uni a vontade com a necessidade de ajudar. É um procedimento muito tranquilo, que vale muito a pena”, disse.

A CEB, por meio do grupo de voluntários cebianos intitulados Sangue Bom convida a população do Distrito Federal para que também faça esse gesto de solidariedade capaz de salvar vidas.

Seja um doador

Para doar sangue, há alguns requisitos básicos. A pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente. Agende a sua doação no site da Fundação Hemocentro de Brasília.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA