Cidades

“Formaremos motoristas do futuro”, diz Rogério Cruz ao inaugurar espaço que simula ruas de Goiânia, e que será usado para educar crianças

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia transformou o pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade, sediada no Alto da Glória, em uma imensa sala de aula destinada a ensinar lições sobre trânsito para crianças de escolas públicas e particulares. O espaço acaba de ficar pronto e foi inaugurado nesta quarta-feira (01/06), pelo prefeito Rogério Cruz. “Formaremos os motoristas do futuro, com aulas práticas sobre civilidade e respeito à sinalização”, afirma.

A secretaria desenhou faixas no chão, instalou semáforos e afixou placas ao longo do trajeto para que o cenário ficasse parecido com o das ruas de Goiânia. Também adquiriu bicicletas pequenas e apropriadas para o público-alvo, que são crianças. Além de ensinar noções básicas sobre o ordenamento do tráfego, a prefeitura pretende discutir com os estudantes questões relacionadas à convivência entre ciclistas e condutores de veículos maiores.

A primeira unidade de ensino a levar crianças para o pátio da SMM foi a Escola Municipal Benedita Luiza, com 27 aprendizes com idade entre oito e 11 anos. “Essa estrutura é importante para melhorar a educação do trânsito dentro das escolas”, afirma o professor Carlos Veiga. “A gente sempre conversa sobre atravessar na faixa, respeitar a semaforização e nunca disputar espaço com carros. No entanto, quando a prática se alia à teoria, o aprendizado é maior”, pontua.

A opinião do professor converge com o que disse Júlia Costa, de 10 anos. Ela pretende dialogar com os pais sobre o que assimilou nesta quarta-feira. “Aprendi que o carro não pode passar no sinal vermelho, e que o pedestre deve sinalizar para atravessar na faixa de pedestres. Vou levar para minha família sobre o que foi ensinado aqui”, diz.

Motoristas do futuro
Na visão do prefeito Rogério Cruz, conscientizar crianças é mais fácil do que mudar condutas de adultos. “A criança tem facilidade para aprender muito rápido. E, quando ela aprende, passa isso pra frente. Amanhã, elas transmitirão esses ensinamentos para os pais, avós, irmãos mais velhos. Um trânsito mais educado para todos começa pela conscientização das novas gerações”, aponta.

O secretário Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, explica que a proposta é de promover mudança cultural a partir da conscientização de crianças.

“Temos que chegar nos corações e mentes das pessoas, esse é o nosso papel. Quando o prefeito mudou o nome da antiga Secretaria de Trânsito para Secretaria de Mobilidade, foi implantado um conceito muito maior, para pensar todos os modais. Principalmente os mais frágeis. A escolinha quer formar novos condutores, de uma geração que pensa diferente”, destaca Horácio Mello.

O secretário Municipal de Educação (SME), Wellington Bessa, afirma que a pasta terá participação ativa no projeto. “O prefeito Rogério Cruz possibilita que todas as secretarias estejam integradas. É uma parceria que vai muito além da educação no trânsito. Trabalhamos com nossas crianças nas escolas, e a mobilidade tem dado um suporte que nunca recebemos antes”, ressalta.

Monitores
Durante o evento foram distribuídos kits para monitores de trânsito na porta de escolas. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade para treinar os trabalhadores que auxiliam no desembarque de crianças. A princípio, sete escolas particulares aderiram ao projeto e mais cinco estão em processo de adesão. Também existe uma parceria em andamento com a Secretaria Municipal de Educação para a criação dessa função na rede municipal.

Participaram da cerimônia os secretários municipais Álvaro Alexandre (Esportes), Cida Garcêz (Direitos Humanos e Políticas Afirmativas), Sílvio Souza (Desenvolvimento e Economia Criativa), Valdery Júnior (Turismo), Vinícius Henrique (Finanças), o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira, o presidente do Sinatran, Valdecy Campos, e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia e presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA