Política

Fomento ao pequeno produtor

Publicado

em

Realizado desde o ano de 2019 pela Casa de Leis, o programa itinerante Alego Ativa, instituído pela 19ª Legislatura do Parlamento goiano, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), tem como objetivo oferecer serviços essenciais, de forma simplificada e gratuita, à população goiana. Em parceria com instituições públicas e privadas, uma grande estrutura é levada aos municípios goianos, com diversas frentes de atendimentos, em destaque às áreas sociais, jurídicas, de saúde e voltadas ao agronegócio, em especial ao pequeno produtor rural.

O evento disponibiliza a esses profissionais a oportunidade de expor e comercializar os seus produtos, por meio da Feira do Produtor Rural. No projeto, os trabalhadores do campo recebem, também, cursos de qualificação e aperfeiçoamento, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), atendimentos pela Agrodefesa e consultoria, fornecida pela Emater e também pela Feag/Senar. Destaque, ainda, para o programa de empreendedorismo, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e às linhas de créditos oferecidas aos pequenos produtores rurais por meio da GoiásFomento.

No município de Rio Verde, onde o agronegócio é predominante, as frentes de serviço voltadas à área ficaram em evidência na 15ª edição do Alego Ativa, realizado no último sábado, 28. Também estiveram presentes no evento a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Sindicato Rural.

A 232 km da Capital goiana, a cidade conta com mais de 240 mil habitantes e tem como pilar de sua economia o agronegócio, de acordo com o Executivo municipal, com destaque para as agroindústrias. “A mola propulsora da economia de Rio Verde e a região Sudoeste, como um todo, é o agronegócio”, salientou o presidente da Casa de Leis e também  representante do município, Lissauer Vieira, ao enfatizar os atendimentos referentes ao setor. “Como a economia é baseada no agronegócio, temos trabalhado muito isso, trazer qualificação profissional para que mais pessoas tenham a oportunidade de ingressar nesse mercado”, frisou. 

De acordo com Simeyzon Silveira, idealizador do programa e assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, departamento responsável por desenvolver o projeto, tratam-se de frentes permanentes, consideradas como “um braço do Alego Ativa”. “Sempre tivemos a preocupação em trabalhar os potenciais dos municípios e a maioria deles tem o agronegócio como um dos principais eixos econômicos. Rio Verde, principalmente. Por isso, a necessidade em inserir tais programas específicos dentro do Alego Ativa.”

Exposição

Presente na Feira do Produtor Rural do Alego Ativa de Rio Verde, a microempreendedora da cidade, Thays Pereira Amorim, não escondeu o sentimento de gratidão em expor seus produtos no evento. Ela trabalha na comercialização de produtos lácteos há cerca de dez anos. “Essa iniciativa é muito boa para a população, pelo fato de as pessoas conseguirem ter conhecimento a respeito dos pequenos produtores. Não temos uma loja física aberta. Trabalhamos de forma indireta e a população consegue adquirir os nossos produtos, que são artesanais, fresquinhos e de primeira linha”, destacou.

Coordenador regional da Emater Sudoeste, José Luiz Lopes explica a importância da exposição e, ainda, o trabalho realizado pela instituição dentro do Alego Ativa. “Hoje, principalmente em cidades menores, a maior fonte de emprego e renda vem da agricultura familiar e quando se trabalha com a agroindústria, isso ainda triplica. E o maior gargalo desse pequeno produtor é a venda. Então, é muito importante esse trabalho do Alego Ativa, para mostrar os produtos das cidades menores, para que o produtor tenha a oportunidade de vender o seu produto e o consumidor, também, ter a oportunidade de comprar direto, sem passar por nenhum atravessador. É um casamento perfeito. Algo que fortalece o setor e você consegue ajudar tanto o consumidor, quanto o produtor.”

De acordo com o profissional, Rio Verde possui aproximadamente 800 famílias de pequenos agricultores e cinco reformas agrárias. Na instituição, juntamente com sua equipe, desenvolve, também, um trabalho de assistência a esses pequenos produtores. O atendimento foi disponibilizado na 15ª edição do Alego Ativa, ocasião em que a microempreendedora Simone de Jesus Oliveira recebeu suporte.

Baiana, a profissional vive há 31 anos em Rio Verde. No local, tornou- se produtora rural, com atuação na área do leite há mais de 15 anos. Ela conta que, com o passar dos anos, buscou aperfeiçoamento e hoje produz, também, doces cristalizados, que arrancaram suspiros de quem passava de frente à sua banca na 15ª edição do Alego Ativa. “Essa iniciativa é muito boa. A gente tem a oportunidade de conhecer novos produtores e divulgar nossos produtos. O meu, por exemplo, além de ser doce, é bem aceito”, avaliou, com um sorriso estampado no rosto. “Ainda encontrei amigos, que não via há muito tempo. Estão do meu lado, expondo os produtos deles. É um momento e uma oportunidade maravilhosa”, ressaltou.

Linha de crédito

Outro destaque voltado ao empreendedor rural, presente no Alego Ativa, é a linha de crédito, viabilizada pela GoiásFomento, de forma facilitada, que visa permitir um maior investimento aos profissionais. “A GoiásFomento hoje oferece uma linha de crédito para o pequeno produtor rural, com limite de R$ 50 mil, com juros de 6% ao ano. É justamente um financiamento com juros negativos, para incentivar e melhorar um pouco a vida do pequeno produtor”, explica o engenheiro agrônomo e gerente de agronegócios da GoiásFomento, Guido Juliano Araújo.

“A pessoa que está iniciando também terá oportunidade de incrementar o seu negócio, começar com capital de giro e financiar máquinas e equipamentos. Estamos preparados para receber estas propostas e orientar, através de técnicos associados, seu projeto, para que ele use adequadamente os recursos que serão emprestados”, salientou o profissional, com a afirmativa de que o agronegócio é a mola que salva o Brasil.

“É a produção de grãos, a transformação desses grãos em alimentos, em ração para engordar o boi, o frango, o suíno. E hoje, o Estado de Goiás é uma expressão muito forte do agronegócio no Brasil. Literalmente, a cada ano nascem e brotam do solo bilhões e bilhões de reais em riqueza, fazendo com que o povo melhore de vida e gere emprego e renda”, ponderou Juliano Araújo.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA