Distrito Federal

Filha de paciente internado doa itens de higiene a hospitais

Publicado

em


Equipes com itens dos kits doados: campanha foi feita por redes sociais | Foto: Divulgação/Iges-DF

“Foi gratificante fazer um pouquinho em meio a essa situação de pandemia que a gente está vivendo” Bruna Marques, jornalista

Mais um ano atípico de pandemia fez a jornalista Bruna Marques comemorar seu aniversário de uma forma original. Ela decidiu passar a virada para os 40 anos entregando 360 kits de higiene pessoal a pacientes com covid-19 internados em hospitais públicos, entre esses o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

A atitude foi uma homenagem ao pai dela, Antônio Marques, 68 anos, internado em estado crítico no HRSM devido a complicações da doença. “Essa doação foi em respeito a ele e a muitos pais ou mães que estão internados e precisando de ajuda”, declarou Bruna.

A compra dos itens foi possível por uma campanha lançada nas redes sociais da jornalista, que contemplou conhecidos, amigos e familiares. Em 44 horas de mobilização, ela recebeu dinheiro suficiente para comprar sabonete líquido, enxaguante bucal e creme hidratante, itens presentes em cada kit. O valor também permitiu a aquisição de 40 cestas básicas, destinadas às famílias carentes. “Foi gratificante fazer um pouquinho em meio a essa situação de pandemia que a gente está vivendo”, disse.

Entrega do material

“Com essas doações, vamos ajudar aqueles que não têm condições financeiras para comprar o básico de produtos de higiene” Rayanne Lopes, supervisora de Enfermagem da UTI Covid-19 do HRSM

Os kits foram entregues na última quarta-feira (31/3) — 120 para o HRSM e a mesma quantidade para o Hospital Regional de Ceilândia e o Hospital Regional de Taguatinga. “Queria fazer algo pelos pacientes com covid-19, que, assim como o meu pai, precisam de cuidados”, reforçou Bruna. Segundo ela, a recompensa veio no mesmo dia da doação, justamente onde o pai está internado.

“Depois que levei os kits para o HRSM, esperei no carro por um tempo até poder voltar e receber notícias do meu pai pela médica”, conta. “Enquanto aguardava, caiu uma chuva forte com vento. Quando olhei para o lado, tinha um arco-íris me presenteando e enchendo meu coração de esperança.”

A natureza não parou de surpreendê-la. “Quando subi para conversar com a médica, parei na capela e vi um lindo pôr do Sol”, lembra. “Senti a presença de Deus”.

A supervisora de Enfermagem da UTI Covid-19, Rayanne Lopes, ressalta que os itens chegaram em boa hora e vão fazer a diferença para muitos pacientes. “Com essas doações, vamos ajudar aqueles que não têm condições financeiras para comprar o básico de produtos de higiene”, afirma.

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA