Nacional

Festival de Natal tem mais de 100 atividades na capital paulista

Publicado

em

Com o tema Encanto no Coração Paulistano, o Festival de Natal da Prefeitura de São Paulo tem mais de 100 atividades em todas as regiões da cidade, incluindo pontos turísticos. O evento tem celebrações plurais e descentralizadas, que vão até o dia 21 de dezembro com atrações gratuitas para todas as idades. Todas as atrações podem ser conferidas no site do evento. 

A abertura oficial do festival ocorreu nesta segunda-feira (12) com a ativação da árvore de Natal digital no prédio da prefeitura. O local receberá também um balé aéreo, duas vezes por dia, sempre às 19h30 e às 21h. A iluminação dos prédios históricos do centro terá projeções mapeadas no Largo São Bento, três vezes ao dia, das 19h30 às 21h.

Destaques da programação 

Entre os destaques, está a Parada Mágica de Natal, um espetáculo a céu aberto que chega a oito pontos periféricos da cidade: Campo Limpo, Perus, Butantã, Capela do Socorro, Itaquera, Casa Verde, Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista. Cada parada é composta por cinco carros alegóricos, duas bandas e intérpretes de escolas de samba. Na sequência dos desfiles, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis se apresenta junto com um MC de funk diferente a cada show. Participam da ação MC Bin Laden, MC Mari, MC Neguinho do Kaxeta e Os Hawaianos.

Parada no Mercadão

O Mercadão, localizado na região central, terá uma extensa programação entre os dias 18 e 21 de dezembro, às 11h, 13h e 15h. A Parada de Natal traz no repertório as canções Noite Feliz Jazz Funk, Bate o Sino com Baile de Favela, Anoiteceu no Frevo, entre outras criações. Outra intervenção programada é a banda Jazz Brothers, mais conhecida como a Banda do Papai Noel, que vem um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais.

Tradições Nordestinas

No Centro das Tradições Nordestinas será realizado o Luz de Natal, com programação para a família, com música e parada natalina e destaque para o acendimento de luzes em todo o espaço. Além dos artistas, bandas e trios de pé de serra se apresentam aos sábados e domingos. O cantor Gabriel Sater se apresenta no dia 18 de dezembro, às 20h, com repertório tradicional e canções como Amor de índio.

Freguesia do Ó

Com o tema Natal Encantado da Freguesia do Ó, a 2ª edição da Vila de Natal e Parada Natalina promete emocionar moradores da região e turistas. O evento contará com cinco alegorias e dez alas, que totalizam 120 componentes, entre bailarinos, artistas e ginastas circenses, além de  figurinos e projeções personalizadas durante o espetáculo que mistura Natal e carnaval. Já a Vila de Natal contará com a casa do Papai Noel e mais oito casinhas temáticas personalizadas, que serão cedidas para 16 artesãos credenciados pelo Programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que poderão expor e vender seus produtos.

Ônibus Iluminado

A população paulistana vai ganhar um presente de Natal nos fins de semana de dezembro: a volta dos passeios dos ônibus iluminados. Após dois anos de pausa, em virtude da pandemia de covid-19, a SPTrans volta a organizar viagens de três pontos da cidade rumo ao Parque do Ibirapuera, onde estará instalada uma árvore de Natal, dentre outras atrações disponíveis. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, que disponibilizou monitores para guiar os passeios no interior dos coletivos, e fornecerá a infraestrutura para o evento.

Os tradicionais ônibus iluminados e decorados com temas natalinos começaram a circular pelas ruas da cidade no fim de novembro. Os passeios gratuitos, com destino à árvore de Natal do Ibirapuera, começaram no último dia 11. No próximo sábado (17) ocorre das 18h às 20h. As partidas ocorrem da Praça Charles Miller (Pacaembu), na Zona Oeste; da Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde), na Zona Leste, e do Shopping Interlagos, na Zona Sul.

Banda do Papai Noel

A banda Jazz Brothers, mais conhecida como a Banda do Papai Noel, fará diversos shows. Para entrar no clima, os músicos se caracterizam como “bom velhinho” e apresentam um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais como Jingle Bells, Noite Feliz, O Velhinho, Anoiteceu, Jingle Bells Rocks, Então é Natal, White Christmas, When the Saints, Quero Ver Você Não Chorar, entre outras canções.

Festival Gastronômico

O Festival Gastronômico conta com 48 estabelecimentos da região central que prepararam menus e promoções exclusivas para participar do Festival de Natal no Triângulo SP.

Árvore da Paulista

A árvore da Avenida Paulista poderá ser vista até 26 de dezembro e fica na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, 2452, esquina com a Consolação. Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista Viva irá presentear a cidade de São Paulo com uma árvore de Natal de 10 metros de altura na avenida. O projeto busca resgatar a tradição do Natal em família e amigos e será a primeira com um espaço para interação do público para fotos “instagramáveis” (para publicar na rede social Instagram).

Árvore da Coca Cola

A árvore fica disponível até 21 de dezembro no Parque Villa-Lobos, que fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 –  Alto de Pinheiros. A estrutura de 52 metros de altura por 22,2 metros de diâmetro tem uma estrela brilhante no topo e decoração que remete às raízes natalinas. 

A novidade deste ano é a Casa do Papai Noel totalmente instagramável, instalada na raiz da árvore de Natal. Com móveis de madeira e decorações típicas em vermelho, o espaço conta com quarto de presentes, cozinha com ceia natalina e a tradicional poltrona do bom velhinho. Aberta à visitação de terça a domingo, das 15h às 21h.

Candy e a Família Urso

O Shopping Light promove um Natal com foco na diversidade. A decoração deste ano terá como tema Candy e a Família Urso, com itens para tocar no coração das crianças. A ideia é fazer uma grande festa da diversidade e da inclusão, com personagens da Família Urso (brancos, negros e pardos), para que todas as pessoas se identifiquem com os personagens.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA