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Festival da Cultura do Japão começa em Petrópolis (RJ) na quarta-feira

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Oficinas de Mangá (quadrinhos japoneses com personagens de traços marcantes), moxaterapia (técnica da acupuntura que utiliza um bastão com ervas), danças folclóricas, palestras, aulas de artes marciais, oficina de origami (dobradura em papel) e exposições são algumas atrações da 13ª edição do Bunka-Sai, Festival da Cultura do Japão de Petrópolis, município da região serrana fluminense. O evento será realizado de 12 e 16 deste mês, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita.

O Bunka-Sai faz parte do calendário oficial de eventos de Petrópolis e constitui um atrativo a mais na cidade na baixa temporada turística, atraindo visitantes de diversas partes do estado do Rio e do Brasil. O prefeito Rubens Bomtempo disse que a mais nova festa cultural da cidade objetiva “saudar um povo que sempre foi nosso parceiro e faz parte da nossa história. Somos muito gratos aos japoneses por todo o apoio e cooperação nos momentos em que mais precisamos e pelos inúmeros ensinamentos”

Abertura

A cerimônia de abertura do 13º Bunka-Sai ocorrerá na próxima quarta-feira (12), às 11h, com apresentação do Coral Infantil do Projeto do Sol, o Coral Som Movimento do Instituto Caminho da Roça, e Quinteto de cordas da Ação Social pela Música do Brasil (ASMD), entoando os hinos nacionais do Japão e do Brasil, sob regência do maestro Rafael Macedo. O cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, participará da cerimônia. Em seguida, haverá o Kagami Biraki (sangria do barril de saquê) e o San San Nana Byoushi (ritual de boas-vindas à festa).

Logo após, haverá apresentação de Taiko, os famosos tambores japoneses, pelos Grupos Komyo RJ e Tinguá. O público vai apreciar também oficina de mangá, língua japonesa e pipa japonesa e a Dança do Dragão e Bom-Odori, dança folclórica japonesa.

Expectativa

A expectativa da secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, é positiva. “Tivemos uma ocupação hoteleira muito positiva na Serra Serata de 74% e esperamos receber ainda mais visitantes neste período, para participar do Bunka-Sai e tudo que Petrópolis tem a oferecer”. A 13ª edição da Serra Serata, festival da cultura italiana, ocorreu em dois fins de semana do mês passado.

A programação completa da 13ª edição do Bunka-Sai pode ser acessada no site do evento, onde também é possível encontrar toda a história da ligação entre Brasil e Japão, edições anteriores e curiosidades.

Edição: Nélio Neves de Andrade

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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