Distrito Federal

Família homenageia paciente que venceu a Covid-19

Publicado

em


Maria Amélia e sua família agradeceram o empenho dos profissionais do HRSam no tratamento contra a Covid | Foto: Divulgação

Uma homenagem marcou a saída de Maria Amélia Martins Ribeiro Porto, de 57 anos, do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) após quase 30 dias de internação. Com balões e faixas com frases motivacionais em agradecimento aos profissionais que cuidaram da paciente, os familiares dela se reuniram em frente à portaria principal do HRSam, na manhã desta quarta (27). Ao avistar Maria Amélia, a família a aplaudiu e cantou a música É o Amor, da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. A emoção tomou conta de todos.

Foram cinco dias internada no pronto-socorro do HRSam, quando surgiu a necessidade de ir para a UTI. Do dia 3 até o dia 18 deste mês, ela permaneceu sob cuidados intensivos, enquanto familiares e amigos faziam orações, torcendo por sua recuperação. Recebeu alta, mas precisou ser acompanhada na enfermaria por mais nove dias, período durante o qual fez fisioterapia, recebeu oxigênio e se recuperou.

Segundo a equipe do hospital, o quadro de saúde havia sido considerado gravíssimo. Maria Amélia teve 75% dos pulmões comprometidos, precisou de suporte de ventilação mecânica e foi traqueostomizada no dia 7 deste mês.

A luta pela vida uniu toda a família

Em casa e se recuperando, ela gravou um vídeo agradecendo os cuidados que a equipe do hospital teve com ela. “Estou aqui para agradecer toda a equipe médica, todos os profissionais (do Hospital Regional) de Samambaia. São anjos cuidando de pessoas que eu nunca tinha conhecido na minha vida. Pessoas tão boas, tão profissionais. Foi uma equipe maravilhosa”, disse.

Assistência

Como a Covid-19 é uma doença com grande risco de transmissão, as visitas aos pacientes desse segmento não são permitidas. Os familiares de Maria Amélia contaram que durante todos os dias receberam informações sobre o quadro de saúde dela e puderam se comunicar por videochamada. Parte da evolução do tratamento no hospital, da recuperação e da alta foi registrada em fotos e vídeos que a família fez questão de compartilhar.

A família fez uma surpresa para Maria Amélia no momento da alta hospitalar | Foto: Divulgação

A filha Gisely Ribeiro Porto fez questão de destacar o trabalho dos profissionais de saúde do Hospital de Samambaia. “Que eles continuem lutando pela vida, com todo carinho e respeito que eles tiveram com a minha mãe, porque a cura [para a Covid-19] é possível”, ressaltou.

Uma faixa com os dizeres “Anjos que se doam pela saúde e pela vida, gratidão!”, em agradecimento aos profissionais, foi fixada na área externa do pronto-socorro.

Atendimentos no HRSam

Desde 18 de dezembro do ano passado, a emergência de clínica médica do Hospital Regional de Samambaia é exclusiva para atender pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. A unidade passou a ser referência para o tratamento da Covid-19, juntamente com o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O HRSam tem 12 leitos no pronto-socorro, 20 leitos de UTI, quatro leitos de UCI e 25 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da doença.

A emergência obstétrica e o serviço de cirurgia geral do HRSam continuam atendendo pacientes com ou sem o novo coronavírus. Todos são classificados e, em caso de suspeita de infecção, ficam isolados. Na emergência de clínica médica também há um espaço para pacientes que não obtiveram resultado positivo no teste para Covid-19, após realização de exame, ficarem isolados, antes de serem referenciados para atendimento em outra unidade da rede.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA