Minas Gerais

Extração de óleos essenciais é alternativa para diversificação de renda

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O cultivo de flores para produção de óleos essenciais pode se tornar uma boa fonte de renda em um mercado que ganha cada vez mais espaço no Brasil. Quando extraídas, as substâncias são usadas na confecção de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza, alimentos e até medicamentos. Elas também estão sendo estudadas no controle biológico de pragas e doenças de plantas na agricultura. 

Em Minas Gerais, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig),vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e abastecimento de Minas Gerais (Seapa), trabalha com uma série de estudos e orientações técnicas a produtores de flores e plantas aromáticas. De acordo com a pesquisadora Thais Sales, uma possibilidade de diversificação na produção é o cultivo de espécies destinadas à extração de óleos essenciais. O cultivo pode ser feito em espaços específicos ou inserido em sistemas agroflorestais (SAFs). 

A pesquisadora explica que os aromas das flores são produzidos por tecidos glandulares, localizados nas pétalas ou na sépala, parte externa do cálice. Segundo Thaís, essas glândulas liberam óleos essenciais, ou voláteis, que evaporam com facilidade e produzem odores florais característicos.

“Para usos terapêuticos, os óleos essenciais podem ser usados por inalação, absorção pela pele e ingestão. É importante sempre buscar recomendação profissional, pois esses óleos são substâncias extremamente concentradas que podem causar efeitos colaterais quando utilizados em excesso ou de maneira incorreta”, destaca.

Oportunidades

Grande parte dos óleos essenciais usados no Brasil é importada. De olho nas oportunidades do mercado e no aumento das buscas por produtos nacionais, a bióloga Cristiane Rocha decidiu empreender no sítio da família, localizado em Santana dos Montes (MG), e se especializou em flores e plantas aromáticas para destilação artesanal de óleos essenciais. Ela conta que, após estágios e cursos, passou a produzir óleos não apenas de flores, mas de raízes e do caule de outras plantas.

A empresária trabalha na replicação de suas próprias matrizes e mantém uma rede de contatos com outros empreendedores do ramo para trocas de informações e materiais. “O setor está aumentando. Pequenos agricultores em áreas rurais estão destilando como fonte de renda e as indústrias estão fazendo grandes investimentos na área. Sem contar os cursos que são oferecidos”, afirma.

Cultivo

Para iniciar o cultivo de flores e plantas aromáticas é fundamental selecionar as espécies mais adaptadas ao local de plantio, pois o rendimento e a composição dos óleos essenciais são influenciados por condições climáticas, disponibilidade de nutrientes no solo, idade da planta, época do ano e hora da colheita. 

Além disso, a pesquisadora da Epamig Ângela Nascimento destaca que são necessários planejamentos detalhados de cultivos, manejos e podas, bem como estudos dos métodos de extração e investimentos em materiais, maquinários e capacitação. “Todo óleo essencial extraído deve passar por análises laboratoriais com intuito de se obter informações sobre a qualidade e pureza do produto”, explica.

A pesquisadora aponta os cuidados para o plantio de flores aromáticas em jardins domésticos. “Para espaços interiores ou pequenos, são recomendadas espécies que floresçam em épocas diferentes. Já para locais maiores, é preciso se atentar para o espaçamento de plantio, que deve ser suficiente para evitar mistura de aromas”, pontua.

A Epamig disponibiliza gratuitamente uma série de materiais técnicos sobre floricultura. Para fazer o download da cartilha “Flores e Plantas Ornamentais”, clique aqui

Confira algumas opções para plantio:

Rosa: Muito aromática, exala um perfume harmonioso e conta com vasta variedade de espécies, com diversas tonalidades de cor, cada qual com uma caraterística única de perfume. Depende da iluminação solar para abertura de suas pétalas e liberação da essência de seu aroma.

Gardênia: Com flores brancas, o arbusto tem perfume intenso e é exalado durante o dia, nas horas de sol mais forte. Pode ser plantada em áreas de passagem e perto de portas e janelas.

Jasmim: Exala um aroma levemente adocicado, principalmente durante a noite. Dentre as espécies, as mais conhecidas possuem porte grande, geralmente trepadeiras, com necessidade de sol pleno.

Lavanda: Planta herbácea, com flores delicadas na cor roxa, de aroma suave e conhecida por seu efeito calmante. Se adapta a climas temperados.

Dama-da-noite: O aroma das flores brancas exala um perfume muito intenso durante a noite. O arbusto pode ser cultivado em vasos, jardins ou pomares.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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