Nacional

Expresso do Brincar chega ao Parque Ibirapuera com atividades lúdicas

Publicado

em

O projeto Expresso do Brincar chega ao Parque Ibirapuera neste sábado (23). A ação itinerante, que propõe atividades como forma de aprendizado para as crianças, é realizada pelo Movimento Unidos pelo Brincar e tem apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. Além de São Paulo, o projeto passará por 11 cidades, mostrando a aprendizagem lúdica entre pais e cuidadores para a valorização de brincadeiras como fator de desenvolvimento integral das crianças.

O Expresso do Brincar tem como cenário um trem e traz estações temáticas, nas quais responsáveis e crianças podem interagir com atividades de acordo com o interesse. A ideia é adaptar espaços às necessidades das crianças, inserindo brincadeiras espontâneas nas rotinas dos pequenos. O projeto entende que brincar é a linguagem das crianças e uma oportunidade de interação positiva. A proposta prioriza comunidades mais vulneráveis.

Entre as estações disponíveis está a Estação Artista, onde quadros, tintas, pincéis e outros objetos estimulam a criação. Na estação Mundo da Imaginação, o convite é para explorar o espaço, brinquedos e outros elementos disponíveis. Já a Estação Serelepe põe à disposição estímulos motores, levando em consideração a acessibilidade. A Estação Sossego é voltada para a concentração e a atenção. Para construir os próprios brinquedos, o destino é a Estação Mão na Massa. E, para viajar por brincadeiras regionais, basta chegar à Estação Memórias.

O circuito vai passar pelas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes (SP), São José dos Campos (SP), Juiz de Fora (MG), São João del Rei (MG), Belo Horizonte (MG), Uruçuca (BA), Serra Grande, (BA), Mata de São João (BA) e Salvador. O próximo destino, nos dias 27 e 28, é o Espaço Alana, no bairro Jardim Pantanal, ainda em São Paulo. 

A cada parada, o projeto deixa materiais de apoio para que os parceiros locais possam seguir com o trabalho de estimular o aprendizado por meio de brincadeiras. Será disponibilizada, por exemplo, uma biblioteca com 80 livros para guiar as experiências das crianças desses lugares.

O projeto faz parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar. Como reforço da iniciativa, a ChangeX criou uma plataforma de engajamento comunitário com um fundo no valor R$ 850 mil. A proposta é capacitar e estimular grupos comunitários, pais e cuidadores a criarem mais experiências lúdicas para crianças.  

Edição: Paula Laboissière

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Lula segue para o Rio Grande do Sul, acompanhado de ministros e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário

Publicados

em

Estado registra 329 municípios atingidos e 686.482 pessoas afetadas. A frente fria tem previsão de altos volumes de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e sul do Paraná

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seguiu para o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, 5 de maio, acompanhado por uma comitiva de ministros e líderes dos poderes Legislativo e Judiciário. O grupo se une aos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), que já estão no estado e acompanham de perto as ações de socorro e assistência do Governo Federal à população gaúcha.

Embarcaram com o presidente a primeira-dama, Janja Lula, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). Também seguem para o Rio Grande do Sul os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, os ministros Edson Fachin (STF) e Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União), além do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva.

Neste domingo, durante o Regina Caeli (uma das peças da liturgia católica, denominadas “antífonas marianas”), o Papa Francisco manifestou solidariedade e dirigiu suas orações aos povos dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, afetados pelas fortes chuvas e enchentes.

Atualizações nas ações de socorro e assistência ao Rio Grande do Sul

Ministério da Defesa
Resgate de pessoas isoladas em Lajeado, Encantado, Taquari, Estrela, Nova Santa Rita, Montenegro, Sinimbu, Canoas, Bento Gonçalves, Campo Bom e São Sebastião do Caí. Em São Gabriel, Bagé, Alegrete e Cristal, também foram realizadas operações de apoio à reestruturação de imóveis destruídos e realocação de pessoas desabrigadas. Em Candelária e São Valentim do Sul, o contingente ainda realizou a desobstrução de vias. Em Restinga Seca, atuaram para o lançamento de uma ponte e restituição dos acessos. Em Porto Alegre e Cachoeira do Sul, atuaram no apoio à organização e distribuição de doações e aos abrigos de desabrigados. Foram realizados 9.749 resgates nos últimos dias, sendo 402 aéreos, 2.340 fluviais e 7.007 terrestres – 69 pessoas demandaram um trabalho de evacuação aeromédica. São 647 militares das Forças Armadas envolvidos nas operações, sendo 426 do Exército, 155 da Marinha e 66 da Força Aérea.

Força Aérea Brasileira (FAB)
Nesta madrugada, a aeronave KC-390 Millennium transportou mais de 18 toneladas de materiais do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC). Decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) com destino à Base Aérea de Canoas, transportando geradores, banheiros químicos, barracas operacionais, colchões, materiais de apoio elétrico e hidráulico que vão prover suporte de alimentação, alojamento, higienização (banho e sanitários) e manutenção da assistência à população gaúcha. Além de toda a carga, a aeronave ainda transportou 14 militares do GALC, que farão a montagem de toda a estrutura em Canoas. A atuação desse efetivo tem a finalidade de apoiar logisticamente as operações na calamidade pública.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)
No balanço da manhã, a PRF apontou a previsão de reforço de 75 agentes no efetivo envolvido nas operações. Até o momento, estão destacados 99. A força relatou extrema dificuldade de movimentação do efetivo em razão dos pontos bloqueados. Estão empregadas na operação 20 viaturas e três aeronaves. Cento e cinquenta resgates terrestres já foram realizados e 54 pessoas (e três animais) demandaram resgate aéreo.

BALANÇO — De acordo com a última atualização do governo estadual, são 329 municípios atingidos e já são 686.482 pessoas afetadas. O estado contabiliza 79.253 desalojadas e outras 14.447 pessoas em abrigos, com 72 mortes, 150 feridos e 103 desaparecidas.

PREVISÃO DO TEMPO — De acordo com os órgãos de monitoramento e previsão hidrometeorológica — Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) — a frente fria tem previsão de altos volumes de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e sul do Paraná.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA