Goiás

Estudantes da UEG desenvolvem projeto social

Publicado

em


Um grupo de quatro estudantes do curso de Direito do Câmpus Metropolitano da Universidade Estadual de Goiás (UEG) teve a iniciativa de criar o projeto “Vai Catar Latinha”, com o objetivo de preservar o meio ambiente e ajudar famílias da periferia de Aparecida de Goiânia em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de covid-19.

Segundo os estudantes, a meta é sensibilizar a população acadêmica quanto aos benefícios da reciclagem do alumínio e demostrar que esse pequeno pode operar uma mudança no meio ambiente e, consequentemente, na vida dos mais necessitados. “Se conseguirmos ajudar uma família, ficaremos felizes. Mas estaremos mais felizes ainda se conseguirmos ajudar 10, 20 ou o máximo que pudermos. A nossa única intenção é ajudar a quem precisa”, salienta Daniel Levi Santos Moura, que se juntou aos colegas do 4º período do curso, Álvaro César Cavalcante Silva, Enver Roger e Manoel Lázaro Pereira Borges para colocarem o projeto em prática.

Cesta básica

Os idealizadores dizem que muitas famílias sobrevivem com menos de R$ 150,00 mensais e a doação de uma cesta básica trará alivio para as famílias carentes que serão alcançadas pelo projeto.

Daniel Levy explica que será criado um grupo responsável por armazenar o material recolhido, pesá-lo e prestar conta do que for recolhido em cada coleta. A coleta das latinhas será feita em três dias nos meses de maio, junho e julho (28/05, 25/06 e 30/07) das 10 às 11 da manhã, para não haver aglomeração. Nesses dias, os estudantes estarão aguardando as doações na sede do Câmpus Metropolitano, em Aparecida de Goiânia.

Nesse momento, os estudantes à frente do projeto estão sensibilizando os acadêmicos, através das redes sociais, sobre os benefícios da reciclagem do alumínio e do resultado social que isso acarreta tanto para o meio ambiente como para as pessoas. “Mesmo de longe, a gente pode se unir e ajudar ao próximo”, reforça Daniel.

De acordo com Daniel, a base do projeto vem lá do 1º período, por meio da disciplina Antropologia, quando aprenderam que o Direito vai além de advogar e se estende a ajudar o próximo. “Discutimos e chegamos à conclusão de que como estudamos numa universidade pública, sem pagamento do curso, deveríamos ajudar as pessoas mais necessitadas. A maneira mais fácil, que não onerava ninguém, seria a arrecadação de latinhas porque é o material reciclável que mais tem valor no mercado”, ressalta.

 Reciclagem

Segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil por conta da pandemia de covid-19, como a interrupção de atividades de coleta seletiva em diversos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores, a cadeia de latas de alumínio para bebidas apresenta resultado muito positivo.

Os dados mostram que que o índice de reciclagem de latas de alumínio, que em 2020 atingiu a marca de 97,4%, manteve o Brasil entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Em números, isso significa que foram recicladas 391,5 mil toneladas ou aproximadamente 31 bilhões de unidades.

O alumínio secundário, obtido por meio do processo de reciclagem da sucata, economiza 95% da energia necessária para a produção do alumínio primário, gerado pela transformação da bauxita. Cada 1.000 kg de alumínio reciclado significa 5 mil kg de minério bruto (bauxita) poupados.

As latinhas no Brasil têm ao menos 70% de material reciclado em sua composição. O intervalo de tempo entre uma lata ser vendida e o material voltar à prateleira numa nova lata é calculado em 60 dias. Elas são os materiais de maior preço no mercado dos recicláveis. Valem cerca de 4 vezes o valor atual do PET e 48 vezes mais do que o vidro, de acordo com dados publicados pelo Compromisso pela Reciclagem (Cempre).

Fonte: UEG – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Natal Flamboyant 2022

Publicados

em

Com o tema “Circo de Natal Flamboyant”, shopping reafirma sua tradição em apresentar uma decoração natalina memorável e uma campanha marcada por incentivos. Entre os destaques está o sorteio de um veículo elétrico Volvo XC40

Sempre repleto de novidades, o Natal Flamboyant chega para surpreender aqueles que apreciam vivenciar a época mais mágica do ano. Para 2022, o tema escolhido “Circo de Natal Flamboyant”, embala uma das maiores e mais completas campanhas de varejo no Brasil. Isto, porque, o investimento na campanha de Natal supera os R$ 4 milhões, incluindo decoração natalina, campanha publicitária, premiação, divulgação interna e externa, além de eventos e ações.

Entre os incentivos nas compras, está o sorteio de um automóvel Volvo XC40 ano/modelo 2022/2023 na cor branca. Exibindo sustentabilidade, já que é um modelo elétrico, o prêmio ainda é sinônimo de segurança, versatilidade e alto desempenho. Além disso, o SUV premium antecipa as mais recentes tecnologias e tendências a partir de um motor que é referência em potência e diversos itens de conforto e conectividade. Cada R$ 500 em compras, mediante apresentação de notas fiscais de lojas do Flamboyant aderentes a promoção, dá direito a um número da sorte para participar do sorteio, que ocorrerá no dia 14 de janeiro de 2023. O cliente poderá concorrer com notas fiscais com data entre 04 de novembro de 2022 a 09 de janeiro de 2023.

DECORAÇÃO

“Circo de Natal Flamboyant” convida a experimentar a alegria da época mais mágica do ano

O encantamento do circo. A magia do Natal. Apostando em dois símbolos tão presentes no imaginário de adultos e crianças, o Flamboyant Shopping declara aberta a época mais festiva do ano, convidando o público a participar de cada detalhe de sua decoração natalina. O tema central, “Circo de Natal Flamboyant”, traz um misto de arte, brilho, alegria e elementos tradicionais, que chegam com a proposta de despertar os sentimentos mais positivos nos visitantes. Desde as portarias de acesso, passando pelo Garden Flamboyant e outros cartões postais do shopping, tudo foi pensado para encantar a qualquer momento do dia. À noite, a iluminação externa reforça o convite para celebrar. Por trás de tanta magia estão mais de quatro mil strobos, LEDs e cortinas de snowleds, iluminando toda a fachada do shopping e dando formas a símbolos natalinos. Em total sintonia ao tema da decoração, réplicas do Papai Noel seguem protagonizando diversos números circenses, seja no Garden Flamboyant ou dentro do shopping, surpreendendo e encantando as famílias. Em outra cena, um Bom Velhinho medindo aproximadamente 4,5 metros de altura saúda o público em seu figurino clássico. E como o tema deste ano, “Circo de Natal Flamboyant”, baseia-se na vontade do Bom Velhinho em compartilhar arte e alegria, as praças de eventos dão formas a um verdadeiro picadeiro natalino. Na Praça da Cúpula, piso 1, elementos lúdicos e variada riqueza de detalhes chegam para encher os olhos, a exemplo de ursos circenses, presentes de forma aérea na nova cúpula de vidro e próximos à grandiosa árvore de natal, com 12 metros de altura. A proposta é exibir momentos emblemáticos do Papai Noel em sua memorável passagem pelo circo. Com isso, o público pode conferir a caminhonete do Noel, o Bom Velhinho oferecendo balões e até ensaiando um número no canhão. Ainda nesse local, uma outra proposta de interação com o público conta com a chancela da Richesse Confeitaria. Em total sintonia com a Mamãe Noel exibindo maçãs do amor, a marca leva ao público suas deliciosas maçãs, que poderão ser adquiridas no local. Esse cenário lúdico, que também conta com noéis em pernas de pau, reserva diversos espaços instagramáveis. Para os pequenos, além de xícaras giratórias, a interação fica por conta de um passeio no trenzinho, que passa por um túnel iluminado, numa visão privilegiada da decoração.

Por todo o shopping, o visitante irá se encantar com os ursos circenses, numa elaborada ambientação natalina em cores tradicionais e flâmulas anunciando que a magia está no ar. É assim na Praça Central, piso 1. Lá, a decoração convida a compartilhar diversos momentos circenses. Os visitantes podem adentrar uma árvore natalina medindo 10 metros de altura, local que oferece uma grandiosa iluminação em LED. Reforçando as belezas do circo, Papai Noel surge fazendo malabarismo, com balões coloridos, exibindo truques de magia e até oferecendo pipocas em barraquinhas circenses. Celebrando experiências memoráveis, nesse local o público poderá adquirir deliciosas pipocas, assinadas pela Popcorn Gourmet. Um convite para instagramar é o soldado urso, medindo aproximadamente 6 metros de altura. Mas, se a proposta é contemplação, o público pode acompanhar cada detalhe diretamente de um banco gigante em formato bengala. A programação ainda oferece uma estação de embarque do tradicional Expresso Flamboyant em parceria com a Unimed. O passeio em vagões coloridos e sonorizados convida passageiros de todas as idades a interagirem com as atrações natalinas num divertido passeio pelos corredores do shopping. Também integra o roteiro para um Natal surpreendente, um Presépio com personagens bíblicos em tamanho natural. Localizado próximo à C&A, no piso 1, o público poderá contemplar o nascimento de Jesus, relembrando o acontecimento que deu origem ao Natal. Ainda no piso 3, em frente à Nespresso, estará o Trono do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe as crianças para as fotos, entrega de cartinhas e pedidos de Natal. Para melhor comodidade das famílias, o espaço dispõe de caixa de correios para entrega dos pedidos de Natal, trono pet e um cesto para os bebês darem adeus às suas chupetas.

Serviço

Decoração Natalina Flamboyant

Seguindo o horário de funcionamento do shopping, nas atrações especiais de Natal, o atendimento será encerrado 30 minutos antes do fechamento das lojas. Importante consultar o regulamento, que prevê, entre outras orientações, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e a presença de pais ou responsáveis para acompanhar crianças menores nos brinquedos. As atrações ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro de 2023, de segunda a sábado das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 14h às 19h30. Importante consultar o regulamento com as regras de participação e segurança, disponível em cada atração.

Xícaras Giratórias

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para três crianças por xícara, sendo a capacidade máxima 100kg

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Acesso: gratuito.

Maçãs do Amor Richesse Confeitaria

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Passeio de trenzinho

Local: Praça da Cúpula (piso 1)

Indicado para até oito crianças simultaneamente, sendo a capacidade máxima 400kg

Indicação etária: livre para adultos e crianças, limitada à capacidade de dois adultos por passeio.

Pais ou responsáveis maiores de 18 anos devem aguardar as crianças próximo ao local

Preço: R$ 15 por pessoa.

Túnel para passagem interna na árvore de Natal

Local: Praça Central (piso 1)

Acesso: gratuito.

Pipocas Popcorn Gourmet

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: sob consulta no local.

Expresso Flamboyant

Local: Praça Central (piso 1)

Preço: R$ 15 por pessoa

Indicação etária: livre.

Presépio

Local: próximo à C&A (piso 1)

Acesso gratuito.

Atendimento Papai Noel

Local: piso 3 em frente à Nespresso

Período: até o funcionamento das lojas do dia 24 de dezembro de 2022.

Acesso: com celular próprio é isento de cobrança.

O local conta com fotógrafo profissional e equipamento. Portanto, não é permitido câmeras profissionais ou semelhantes. Mediante interesse, o cliente pode contratar no local, fotos impressas na hora. Os organizadores do espaço também oferecem a opção de envio da foto digital em alta resolução por e-mail ou dispositivo de transferência diretamente ao cliente.

Por: Janaina Prado

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA