Cidades

Estação elevatória vai beneficiar 22 mil moradores de Aparecida de Goiânia

Publicado

em

Com a conclusão das obras da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Terra Prometida, cerca de 22 mil moradores de 16 bairros de Aparecida de Goiânia serão beneficiados com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, a partir deste mês. A estação, que iniciou sua primeira fase de operação após a finalização do processo de licenciamento, agora no mês de novembro, foi construída pela BRK, empresa subdelegada pela Saneago para os serviços de esgotamento sanitário no município, e é mais um passo importante para a universalização dos serviços de esgoto.

A estrutura, inicialmente, será responsável por atender os setores American Park, Cardoso II, Independência, Jardim Buriti Sereno, Jardim Itapuã, Jardim Tropical, Loteamento Porto das Pedras, Mansões Paraíso, Morada dos Pássaros, Papillon Park, Parque Veiga Jardim, Setor Colonial Sul, Setor Industrial Santo Antônio, Retiro dos Bosques, Terra Prometida e Vila Oliveira. “Nessa etapa, a unidade atenderá mais de 6 mil residências. Após a finalização de outras estruturas complementares, serão ao todo 15 mil imóveis beneficiados com acesso aos serviços de esgoto, graças à EEE Terra Prometida”, explica o gerente de engenharia e obras da BRK em Goiás, Ronaldo Jacinto.

As Estações Elevatórias de Esgoto desempenham um papel importante no sistema de esgotamento sanitário, pois têm a capacidade de enviar o efluente de um ponto mais baixo até interceptores ou estações de tratamento. O sistema de afastamento do esgoto é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional, no entanto, em situações em que não há desnível natural da região, é necessária a construção de elevatórias para viabilizar o atendimento.
Funcionamento

A EEE Terra Prometida, além de possuir conjuntos motobombas para elevação dos efluentes, contém um processo de tratamento preliminar, que remove os resíduos sólidos e areia, utilizando estruturas de gradeamento e desarenação. Ela será responsável por bombear, em média, 133 litros de esgoto por segundo para o tratamento na ETE Santo Antônio, o equivale a mais de 11 milhões de litros de esgoto por dia.

“Com essa estrutura, será possível reduzir contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas a falta de acesso aos serviços de saneamento básico, impactando na melhoria da qualidade de vida e da saúde dos moradores dos bairros atendidos pela estação”, ressalta a coordenadora de operação e manutenção da BRK Aparecida de Goiânia, Débora Muniz. 

Saneago – Governo de Goiás
 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA