Política

Escola do Legislativo segue com agenda do curso Inclusão Digital

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 13, foi ministrada a segunda aula do curso Inclusão Digital: Informática e Internet Básica, do período matutino. Os participantes, na maioria mulheres, estão entusiasmados com o conteúdo ministrado. As aulas seguem até o dia 27. 

Para a servidora Zulnei Mari de Oliveira, lotada na Assessoria Adjunta de Manutenção, a oportunidade de participar de um curso assim era aguardada há tempos, mas em decorrência da pandemia só foi possível realizá-lo agora. “O curso é muito bom. O professor é atencioso. É uma oportunidade boa para que possamos aprender mais e mais”, garante. 

O professor Cairo Rezende dos Santos explicou que a carência dos participantes em ter acesso aos conteúdos preparados para as aulas é grande. “Eles terão oportunidade de aprender desde ações simples, como copiar arquivos a mais complexas”, pontuou. Segundo Rezende, como esse é o primeiro curso na área de inclusão digital, também é importante para perceber como os alunos irão se comportar. “Nessa segunda aula, o conteúdo é mais dinâmico com a realização de exercícios práticos”, assinalou. 

Cairo avaliou o interesse dos alunos. “São em grande parte mulheres, muito interessadas e bem empenhadas”, afirma. O objetivo das aulas é oferecer capacitação ao trabalho no ambiente digital e seus recursos por meio dos conhecimentos básicos sobre o sistema operacional Windows e internet. O curso tem carga horária de 12 horas. Para a turma do período matutino as aulas serão das 7h45 às 9h15; já para os alunos do vespertino, serão das 13 às 14h30. Foram disponibilizadas 16 vagas por turma. Os encontros serão realizados sempre às terças e quintas-feiras até dia 27.

Para Milena Costa, chefe da seção Pedagógica da Escola do Legislativo, a iniciativa do curso surgiu ao ser identificada a necessidade de oferecer o curso de Word básico, ainda no primeiro semestre. “Temos um público muito variado na Alego, e o objetivo é atender a diversidade de pessoas que trabalham aqui”, detalha. Segundo Milena, é provável que o curso Inclusão Digital passe a integrar a agenda anual das atividades da Escola. 

O professor

O curso está sendo ministrado pelo professor Cairo Rezende dos Santos. Ele é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (2012), pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pelo Instituto de Pós-Graduação IPOG (2015), Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Goiás (2009), especialista em Redes de Computadores pela 3Way Networks (2016). Rezende é servidor efetivo da Diretoria de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa de Goiás.

Conteúdo programático:

1ª Aula: Conceitos Importantes

O que são computadores?

Tipos de computadores

Desktops

Laptops e notebooks

Smartphones

Computadores de mão

Tablet PCs

Ultrabook

O que você pode fazer com computadores?

A Web

E-mail

Mensagens instantâneas

Imagens, músicas e filmes

Jogo

2ª Aula: Sistema Operacional

Windows

O que é o botão Iniciar?

Fixando um ícone de programa ou aplicativo

Desafixando um ícone de programa ou aplicativo

Removendo um ícone de programa ou aplicativo

Ajustando o número de atalhos de programas e itens mais usados

Personalizando o painel direito

Visualizando todos os programas instalados

Conhecendo a Área de Trabalho – Barra de Tarefas

Personalizando a Barra de Tarefas

3ª Aula: Como Funciona o Windows

O que é uma janela?

Alternando entre janelas

Visualização das janelas abertas por meio da barra de tarefas

Janelas de Aplicativos

Janelas de diálogo

Guias

Menu

Botão de comando

Área de texto

Caixa de lista

Caixa combinada

Caixa de opção

Caixa de verificação

Lista hierárquica

Barras de rolagem e marcadores de valor

Áreas de texto estático

A área de transferência

Desligando corretamente o computador.

4ª aula: Explorador de Arquivos

Janela do Explorador de Arquivos

Localizando arquivos e pastas

Utilizando coringas para procurar arquivos

Criando pastas

Teclas de atalhos para manipular janelas

Criando atalhos na área de trabalho

Atalho para programa

Atalho para arquivo

Removendo um atalho da Área de Trabalho

5ª aula: Recorta, Copiar e Colar

Copiando pastas ou arquivos

Movendo pastas

Selecionando uma sequência de arquivos

Selecionando arquivos aleatórios

Renomeando pastas

Excluindo arquivos ou pastas

Lixeira

Eliminando permanentemente arquivos e pastas excluídas que estão na lixeira

Recuperar arquivos e pastas excluídas

Alterando as propriedades da Lixeira

Propriedades de arquivos ou pastas

Alterando as propriedades de arquivos

6ª aula: Utilizando o painel de controle do Windows

Atualizando hora e data

Alterando o fuso horário

Alterando a região e o idioma

Som

Os acessórios

Word Pad

Bloco de Notas

Calculadora

Ferramentas do sistema

Bibliotecas – Inserção de pastas nas Bibliotecas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA