Cidades

Equipes da Prefeitura de Goiânia atuam, na noite desta quarta-feira (18/05), para acolher população em situação de rua e protegê-la do frio

Publicado

em

Equipes da Prefeitura de Goiânia voltaram a agir, na noite desta quarta-feira (18/05), para prestar auxílio à população em situação de rua, e que sofre com o frio intenso. Os servidores foram orientados a acolher todos os que queiram ser encaminhados ao abrigo montado no Parque Mutirama. Em paralelo, a administração municipal, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), continua a distribuir kits com cobertor, comida, água, e pares de meia, em três pontos da cidade.

Trabalham, nessa força-tarefa, funcionários das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, e de Relações Institucionais, além da Agência Municipal de Turismo e Lazer e Guarda Civil Metropolitana. O encaminhamento é feito para o Parque Mutirama, onde cada pessoa acolhida recebe cobertor, meias, alimentação, além de atendimento médico e odontológico.

O abrigo, que teve sua capacidade ampliada para 120 pessoas, também recepcionará aqueles que buscarem assistência de forma espontânea. Importante ressaltar que a população assistida recebe acompanhamento em tempo integral, da noite até a manhã seguinte.

“O prefeito Rogério Cruz, com o apoio de toda a equipe, montou um plano de ação depois de mapear a localização das pessoas em situação de vulnerabilidade, em Goiânia. Já conseguimos cadastrar mais de 120 pessoas. Enquanto perdurar o frio, caminharemos junto a essas pessoas, com a proposta de oferecer todo o apoio necessário”, diz a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcêz, presente na ação do Mutirama.

Parcerias
A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, participou da distribuição de kits aos moradores em situação de rua e reforçou a importância do trabalho conjunto da prefeitura com o Governo de Goiás.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, porque sabemos que é nos municípios onde as pessoas vivem. Hoje, aqui, o município está sendo representado pela equipe de assistência social. É assim que nós estamos trabalhando, em parceria, porque é dessa formam que conseguimos fazer um trabalho muito melhor, e acolher mais gente que precisa da ajuda do poder público”, afirma a primeira-dama.

Secretária de Relações Institucionais do município, Valéria Pettersen diz que a convergência de esforços com Governo de Goiás amplia o alcance das políticas de assistência social em Goiânia. “A nossa parceria resultou na distribuição de agasalhos, doados pela OVG, aos moradores de rua. Desde a noite de terça-feira, a prefeitura disponibiliza espaço no Parque Mutirama, para onde estão sendo levadas as pessoas que se encontram nas ruas, e lá elas têm cobertores e alimentação. Por isso, é muito importante essa parceria”, pontuou.

A assistente social e tesoureira da Associação Tio Cleobaldo, Maylla Amorim Lopes, afirma que a entidade sempre trabalhou em parceria com órgãos governamentais, no acolhimento do público vulnerável, e que a sinergia dá bons resultados. “Com esse trabalho, levamos alimento, aconchego, e vacinas disponibilizadas aqui pela Prefeitura de Goiânia. Além do alimento do corpo, estamos proporcionando o alimento da alma”.

Uma das famílias beneficiadas é a de Helena, 36 anos, que vive em situação de rua, em Goiânia, há três meses, desde que chegou à capital, vinda do Maranhão, com o marido e quatro filhos pequenos. “Para quem mora num barracão alugado, essa ajuda da prefeitura vem em boa hora. Logo que fiquei sabendo dessa ação, vim em busca de ajuda”, disse.

Morador de rua Jackson Alvarenga, de 36 anos, não só ganhou kit de proteção contra frio da prefeitura, com cobertor, água, comida e pares de meia, como também entrou na fila para se vacinar contra Covid-19: “Importante não só para minha proteção, como para a de outras pessoas” / Foto: Secom/GCM

O morador de rua Jackson alvarenga, 36 anos, ganhou kit de proteção doado pela prefeitura, além de espaço no Mutirama, e aproveitou para entrar na fila da van da VacinAção, instalada no parque. “É importante a gente se vacinar, para nossa proteção e das outras pessoas”.

Em ação
Além de prestar assistência às pessoas acolhidas no abrigo do Parque Mutirama, Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás distribuem kits com cobertores, água, alimentação e pares de meia, em três pontos da capital: Avenida Independência com Rua 44, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, e Setor Estrela D’alva.

Durante todo o processo, equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA