Geral

Equipe do Programa Aprendendo Idiomas nas Escolas da Regional de Araguaína promove atividades para mais de 300 estudantes

Publicado

em

Na semana que antecede a comemoração do Halloween (Dia das Bruxas), festa tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro, as professoras do Programa Aprendendo Idiomas nas Escolas da Diretoria Regional (DRE) de Araguaína realizaram diversas atividades a fim de aprimorar o conhecimento da língua inglesa entre os mais de 300 estudantes que integram o programa. As ações foram voltadas para o desenvolvimento das quatro habilidades da língua inglesa – listening, reading, speaking and writing – (ouvir, ler, falar e escrever), além de praticar vocabulário específico do Halloween.

No Colégio Estadual Jardim Paulista, onde são desenvolvidas as aulas com os estudantes atendidos pelo programa, a professora Sandra Borges tematizou a sala de idiomas com muita criatividade, ilustrando as características temáticas referentes à comemoração americana.

A professora Elisangela Gomes apresentou slides interativos contando a história do Halloween e ainda usou o recurso da tecnologia na elaboração de jogos no google slides para trabalhar a disciplina com os alunos. “Inicialmente foi trabalhada a parte histórica do Halloween, seguido de atividades lúdicas muito divertidas e interativas, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa e contextualizada da Língua Inglesa”, relatou.

As atividades promoveram competição, interatividade, trabalho em equipe e muita descontração, mostrando aos alunos como é comemorado o Halloween ao redor do mundo. A professora de Língua Espanhola, Dálete Câmara, levou filme e jogos para a sala de aula com o objetivo de trabalhar a data nos países falantes desse idioma.

Em Araguaína, o Programa possui uma extensão no Colégio Estadual Guilherme Dourado, onde as professoras Rosana Fernandes, que também é coordenadora do programa na DRE, e Sandra Borges, realizam o mesmo trabalho com turmas de adultos, adequando as atividades para atendê-los. “Atividades como Ghost Cup Building, Eyeball Pong, Find the missing letters, Color tray, Fixing the black cat ball e Quizzes poke a pumpkin são um sucesso garantido para o público de todas as idades durante a realização das aulas. Parabéns às teachers do programa, por fazerem muito com os recursos elaborados através de sua criatividade e material próprio”, ressaltou Rosana Fernandes.

Julia Gabryelle de Sousa, estudante do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Dr. José Aloísio da Silva Luz, de Araguaína, elogiou a iniciativa.  “Nesta semana nós participamos de várias atividades e gincanas relacionadas ao halloween, que ajudaram a compreender mais o idioma, costumes e valores. Aulas assim são muito boas para o nosso entendimento e ficamos muito satisfeitos”, destacou.

Programa da Seduc

Aprimorar as habilidades linguísticas, proporcionando formação e desenvolvimento profissional do corpo docente e discente, em diferentes níveis, é um dos objetivos do Programa Idiomas nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na rede estadual de ensino.

Estudantes participaram de diversas atividades educativas – Seduc/Governo do Tocantins

Estudante Julia Gabryelle de Sousa elogiou a iniciativa das professoras – Seduc/Governo do Tocantins

Professoras envolveram os estudantes em jogos interativos – Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA