Nacional
Embaixada da França realiza hoje a 39ª edição do Fête de la Musique
Será realizado hoje (21), a partir das 18h45, a 39ª edição da Festa da Música 2021 – Fête de La Musique, evento promovido pela Embaixada da França no Brasil em conjunto com a Rede das Alianças Francesas no Brasil e o Festival Coquetel Molotov.
A programação será transmitida pelas redes das Alianças Francesas, pelo Canal AF Brasil e pelo You tube do Coquetel Molotov. O projeto conta com apoio do Institut Français e do Centre National de la Musique na França.
Segundo o diretor Cultural das Alianças Francesas do Brasil, Quentin Richard, a Fête continua virtual, como no ano passado, devido à pandemia do novo coronavirus, e tenta espelhar uma ligação com as festas juninas que ocorrem anualmente no Brasil no mês de junho. Richard informou que esta é a primeira festa que tem uma edição virtual nacional. “È uma programação única para o Brasil”, afirmou.
Três momentos
A 39ª edição da Fête de la Musique 2021 tem três momentos importantes, segundo o diretor Cultural das Alianças Francesas do Brasil. O primeiro, às 18h45, é um mini-concerto com a famosa banda francesa de rock L’impératrice, em uma apresentação ao ar livre, com foco nos telhados de Paris.
Em seguida, às 19h, haverá exibição do documentário L’Homme Statue, de Olivia Lang, estrelado por Loïc Koutana, multiartista francês radicado no Brasil, que aborda as relações musicais entre os dois países. O documentário traz as participações da artista brasileira Linn da Quebrada e das cantoras francesas Yndi da Silva e Laure Briard. Loïc Koutana acredita que o fato de ser um artista negro, LGBTQIA+, trará um novo ponto de vista para essa relação.
“Isso me faz vivenciar tudo de forma diferente da visão tradicional de um francês no Brasil. São dois países que se completam naturalmente com respeito e admiração mútuas entre as culturas. Eu como franco-africano achei meu compromisso de vida no Brasil e me sinto um pouco na África e um pouco na Europa aqui.”
A artista brasileira Linn da Quebrada ficou conhecida por meio de seus primeiros álbuns de vanguarda, misturando pop e funk brasileiro. Linn é conhecida por seu compromisso com o reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQI+.
Já Yndi da Silva, depois de uma carreira sob o pseudônimo de Dream Koala, volta com novo projeto, reinventando o formato violão e voz, que os brasileiros apreciam. Já Laure Briard é uma cantora que compõe músicas intimistas e atua tanto no campo do pop como do rock de garagem e da bossa nova. Tudo pode ser conferido na página do Youtube da Aliança Francesa Brasil .
Às 19h30, será exibida a gravação do show ao vivo do grupo La Femme. A banda pop nascida em Biarritz, França, nos anos 2010, encarna a renovação da cena rock francesa e mistura influências do punk, jazz e música eletrônica.
Momento popular
Quentin Richard revelou que a Fête de la Musique, na França, é “um momento muito popular, festivo e democrático ao mesmo tempo. Seu principal objetivo é mostrar que o momento é muito importante para a expressão da vida musical”. O diretor explicou que, na França, a data marca o solstício de verão, enquanto no Brasil é o solstício do inverno.
“O principal objetivo da Fête de la Musique é celebrar a música viva e valorizar a diversidade das práticas musicais e, também, mostrar que tem uma mistura sempre grande entre a música e as culturas francesa e brasileira. É valorizar a diversidade das práticas musicais e mostrar que tem um ponto de encontro entre as duas culturas”.
A data é tradicional do calendário francês desde 1982, quando se reúnem músicos e artistas amadores e profissionais da música de diferentes estilos e estéticas. Segundo os organizadores, o evento abre caminho para futuras colaborações bilaterais.
O adido Cultural na Embaixada da França, Vincent Zonca,resssaltou que a proposta é de um evento unificador, popular e de qualidade. “Diferentes formatos, artistas e estéticas serão homenageados, refletindo a efervescência que anima os cenários musicais franceses e brasileiros de hoje. Este festival se coloca como uma pedra fundamental para preparar a recuperação musical pós-pandemia.”
Edição: Maria Claudia
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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