Nacional
Atendimento em ouvidoria e saúde é tema de webnário da CGU
Como parte das ações da Maratona em Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, que ocorre em todo o país neste mês de junho, a Controladoria-Geral da União promove um seminário pela web na próxima quarta-feira (23) às 17h. O evento será transmitido pelo canal oficial da CGU no YouTube.
Em função da pandemia do novo coronavírus, que tem feito aumentar o número de demandas dos cidadãos a todas as esferas de governo, um dos temas em debate será “Direito à saúde pública de qualidade e o papel das Ouvidorias”. O assunto será apresentado pela presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, e a ouvidora-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Savana Dantas.
O webnário será conduzido pelo ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, que fará a abertura do debate, com o tema “Direitos dos usuários de serviços públicos: quais são e como protegê-los?”. A live contará também com apresentação do ouvidor da prefeitura de Santos, Rivaldo Santos de Almeida Júnior, sobre os “Direitos dos usuários no município”. “O que o governo vai fazer com a minha demanda?” será o enfoque da apresentação do coordenador-geral de Atendimento ao Cidadão da OGU, Rafael Antonio Dal Rosso.
Aniversário da lei
A Maratona em Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos está sendo desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Comunicação da Rede Nacional de Ouvidorias, presidido pela Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com o apoio da Controladoria-Geral da União, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU). A iniciativa marca o aniversário de quatro anos da Lei 13.460/2017, que trata da participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços da administração pública.
Cada ouvidoria publicará cards e áudios em suas redes sociais e poderá desenvolver ações em sua localidade. As peças estão disponíveis na página da rede. Por meio da #essedireitoédetodos, a mensagem é sempre a de encorajar o cidadão a recorrer às ouvidorias para denunciar, solicitar, sugerir, elogiar e reclamar a respeito dos serviços prestados em sua cidade. As três ouvidorias que comprovarem maior número de visualizações ganharão medalhas de ouro, prata e bronze de engajamento social.
Edição: Claudia Felczak
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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