Cidades
Em quatro meses, Prefeitura de Goiânia intensifica manutenção do sistema de drenagem, e retira mais de 1,2 mil toneladas de lixo das bocas de lobo
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) intensificou as ações de manutenção no sistema de drenagem da cidade, em atenção ao período chuvoso. De janeiro a abril deste ano, 1.253,46 toneladas de lixo foram retiradas das bocas de lobo e poços de visita, por onde passa a galeria pluvial de drenagem.
Nos quatro meses, as equipes da Gerência de Conservação de Obras de Artes e Combate à Erosão da Seinfra atuaram na limpeza de 6.870 bocas de lobo, 393 bueiros e 168 poços de visita. O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, explica que existe diferença entre as três estruturas.
“A função da boca de lobo é captar a água que escoa da via pela sarjeta para drená-la e, assim, evita alagamentos. Os bueiros, por sua vez, são passagens construídas por tubos ou galerias para escoamento da água da chuva e rios por baixo das vias. Por fim, o poço de visita são as instalações que dão acesso a funcionários de manutenção da rede subterrânea de drenagem”, detalha o secretário.
Schmaltz destaca o trabalho diário das equipes de infraestrutura no cuidado com o bem público, e aponta a necessidade de conscientização por parte da população, dada a quantidade de lixo encontrada nas bocas de lobo. “De todo esse material recolhido, encontramos lixo que deveria ser descartado de forma correta”, observa.
O engenheiro frisa que, mais do que deixar as ruas limpas, a simples atitude de jogar lixo no local correto evita problemas estruturais. “Bocas de lobo e bueiros tampados atrapalham o escoamento da água e, consequentemente, provocam alagamentos”, ressalta.
*Conservação*
Nos quatro primeiros meses do ano, equipes da Diretoria de Operações e Conservação da Seinfra construíram e recuperaram o total de 450 bocas de lobo nas regiões Sul, Oeste, Centro, Sudeste, Norte, Leste e Noroeste da capital.
Segundo Schmaltz, as tampas das bocas de lobo são feitas na própria Seinfra para implantação em pontos demandados pela população. “Porém, o número de recuperações seria menor, caso não houvesse furtos ou danos por carros e motos estacionados irregularmente nas calçadas”, diz.
Everton Schmaltz destaca que “a consciência coletiva nos permite cuidar juntos da capital e, assim, termos uma cidade com mais qualidade de vida a cada dia”.
*Regiões que receberam limpezas nas bocas de lobo:*
*Região Sul*
– Avenidas T-2 e T-8, Setor Bueno
– Rua 1055, Setor Pedro Ludovico
– Alameda Couto Magalhães, Setor Pedro Ludovico
– Rua 91, Setor Sul
– Rua C-157, Jardim América
*Região Oeste*
– Rua 49, Setor Santos Dumont
– Rua 1B, Residencial Cidade Verde
– Avenida Resende, Residencial Cidade Verde
– Avenida Leopoldo de Bulhões, Conjunto Vera Cruz II
-Avenida Pedro Ludovico, Parque Oeste Industrial
– Rua SM 03, Residencial São Marcos
– Rua Havaí, Bairro São Francisco
– Rua CP-42, Setor Carolina Park
*Região Central*
– Rua P4A, Setor dos Funcionários
– Avenida Pires Fernandes, Setor Aeroporto
– Rua 24, Setor Central
– Rua São Miguel, Vila Abajá
– Rua 68, Setor Central
– Avenida Independência, Setor Central
– Avenida Anhanguera, Setor Central
– Avenida Z, Setor Centro Oeste
*Região Sudeste*
-Rua Padre Lopes de Oliveira, Cidade Jardim
-Rua Tambaú, Jardim Atlântico
-Rua Miguel do Carmo, Setor Rio Formoso
-Vila Altina S Lobo, Setor Rio Formoso
-Via Abel Vitoretti, Setor Rio Formoso
-Rua JVA3, Jardim Alphaville
-Avenida Center, Residencial Center Ville
-Rua Morais Soares, Jardim Marques de Abreu
-Rua Presidente Truman, Jardim Presidente
-Rua FV 14, Residencial Forteville
-Rua Percival Rabelo, Conjunto Guadalajara
-Rua JCA 12, Jardim Caravelas
-Rua Padre João Paim, Residencial Santa Fé
*Região Norte*
– Rua Professor Nilton José, Residencial Vale dos Sonhos
– Avenida Nativo da Natividade, Residencial Vale dos Sonhos
– Rua Getúlio, Residencial Vale dos Sonhos
– Rua Altiva, Residencial Mansões Paraíso
*Região Noroeste*
– Rua JC1, Jardim Curitiba IV
– Rua VMB 4, Jardim Liberdade
– Rua JC 22, Jardim Curitiba II
– Rua 9 de Julho, Setor Estrela Dalva
– Alameda das Mansões, Setor Capuava
*Região Leste*
– Rua RSL 02, Residencial São Leopoldo
– Avenida Gabriel Neto Amarante, Santo Hilário
– Rua Cremona, Jardim Abaporu
– Avenida do Ouro, Jardim Abaporu
– Rua Trento, Jardim Abaporu
– Rua Teixeira Alves, Parque das Amendoeiras
-Rua Francisco Ludovico de Almeida, Parque das Amendoeiras
– Rua Queiroz Barreto, Parque das Amendoeiras
– Avenida Anápolis, Vila Pedroso
– Rua SR-7, Recanto das Minas Gerais
– Rua SR-55, Recanto das Minas Gerais
– Rua 2031, Parque Atheneu
– Avenida Bogotá, Jardim Novo Mundo
– Avenida Uruguaiana, Jardim Novo Mundo
– Avenida Manchester, Jardim Novo Mundo
Fotos: Seinfra
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia
Cidades
Governo de Goiás chega a 40% de execução na obra de duplicação da GO-010
Equipes avançam com frentes de trabalho simultâneas em terraplanagem e implantação de pavimento no trecho entre Goiânia e Senador Canedo
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) alcançou 40% de execução nas obras de duplicação da GO-010, entre Goiânia e Senador Canedo. Equipes técnicas realizam serviços de terraplanagem e aplicação de pavimento, simultaneamente, no trecho de 10,22 quilômetros.
Na sequência, a rodovia receberá elementos de drenagem superficial, como meios-fios e canaletas, bem como sinalização definitiva da obra. A implantação da ponte sobre o Córrego Bonsucesso já foi concluída.
A rodovia é uma importante ligação entre a capital, região Metropolitana e municípios da região da estrada de ferro. Segundo o presidente da autarquia, Santos Filho, o novo asfalto suportará as tensões do intenso tráfego de veículos pesados e de passeio que circulam diariamente pelo local.
“Cerca de 6 mil veículos transitam pela GO-010 todos os dias. A rodovia é uma rota importante de escoamento de produções agroindustriais em conexão com a capital. A duplicação vai beneficiar moradores de cidades vizinhas, trabalhadores e estudantes com mais conforto, agilidade de tráfego e segurança viária”, reforça Santos Filho.
Fotos: Goinfra / Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Governo de Goiás
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