Política

Em prol da saúde e da vida

Publicado

em


A data 18 de outubro, todos os anos, marca o Dia do Médico. Em 2021, o momento ganha um aspecto muito importante pela luta desses profissionais em prol da vida, especialmente em meio à pandemia e à guerra travada contra a covid-19. O dia é importante para homenagear a classe médica, que, no atual contexto, tem ganhado ainda mais destaque pelo trabalho e dedicação em salvar vidas.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Sebba (PSDB), que é médico, também destaca que a pandemia da covid-19 reforçou o valor da profissão. Ele afirma que os médicos brasileiros, assim como os demais profissionais de saúde, foram muito corajosos desde o primeiro instante, passaram segurança para a população, cumpriram o juramento da profissão com honradez e estão sendo reconhecidos por todos.

“Infelizmente, perdemos muitos médicos, especialmente no primeiro semestre da pandemia, quando ainda não havia muita certeza sobre os cuidados necessários. Esse sacrifício precisa ser reconhecido e relembrado por muitos e muitos anos para que os jovens tenham consciência da responsabilidade que é ser médico”, afirma Gustavo.

O tucano enfatiza que a medicina não ganhou o status que tem pela dificuldade de ingressar na universidade ou pela remuneração que a área de atuação rende. “A profissão tem esse reconhecimento por tratar da vida e do bem-estar de todos. Esse é o valor maior que defendemos”, pontua o médico.

O deputado esclarece, ainda, que uma boa forma da sociedade reconhecer o trabalho desses profissionais é cuidando da própria saúde e seguindo as orientações médicas. Ele lembra que uma boa parcela da população ainda tem muita resistência em procurar um médico e muitas pessoas deixam para ir às unidades de saúde só quando a situação se agrava.

“Outros até procuram um médico, mas não seguem as orientações, não fazem os exames que foram passados. O reconhecimento que o médico precisa começa aí. Não adianta bater palmas para os médicos da linha de frente, se o cidadão não cumpre o básico que o médico generalista pede. É preciso educar o brasileiro para a importância da saúde preventiva e da ciência”, frisa o parlamentar.

Reconhecimento

O presidente da Comissão de Saúde da Alego afirma, ainda, que pretende criar uma medalha especial para os médicos e também para os outros profissionais da saúde, que atuaram na linha de frente do combate à pandemia. “Não temos condições de homenagear todos, mas podemos reconhecer o mérito de alguns representantes e, de forma simbólica, reconhecer o valor de todos que travaram essa luta. Estou estudando como apresentar essa proposta legislativa, mas ela está nos meus planos”, conta o deputado.

Na Alego também tramitam projetos com o objetivo de reconhecer a importância desses profissionais de saúde. Um deles é de autoria do deputado Cláudio Meirelles (PTC). O projeto de lei nº 4681/21, que já recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Antonio (DEM), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), se for aprovado, autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Suporte Emocional para os profissionais de saúde, com foco nos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nos diversos postos de atendimento dos pacientes com covid-19. O objetivo é oferecer acompanhamento psicológico on-line para amenizar o impacto emocional causado a esses profissionais e ajudar no controle do absenteísmo na área da saúde de Goiás.

Também tramita na Casa de Leis, a propositura de nº 4107/20, de autoria do deputado Lucas Calil (PSD). De acordo com o deputado, a proposta institui a data de 2 de dezembro para celebrar o Dia do Médico Residente, visando trazer à tona a importância e a relevância dos médicos residentes que tiveram um papel fundamental no combate à pandemia, sendo que muitos deles foram transferidos de suas atividades de especialização para fazerem atendimentos relacionados à covid-19.

“Além disso, não é infrequente o diagnóstico de doenças ocupacionais, como Síndrome de Burnout, estresse e depressão, dentro desse nicho, sendo apontados por alguns estudos científicos, índices de suicídio maiores nessa classe do que na sociedade em geral”, reforça. A matéria já recebeu parecer favorável do relator deputado Helio de Sousa (PSDB) na CCJ, e encontra-se em primeira fase de discussão e votação.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA