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Educação, carinho e cuidado marcaram o Agosto Dourado

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“Este tipo de evento aproxima a comunidade dos serviços do SUS. É o momento propício para criar vínculos entre usuários e equipes de saúde, orientar sobre a nossa carteira de serviços, estimular a participação da família para hábitos saudáveis e, consequentemente, evitar doenças”Cleunici Ferreira, diretora da Atenção Primária da Região de Saúde Sudoeste

Encerrada oficialmente em 31 de agosto, a campanha Agosto Dourado foi marcada pelo incentivo à amamentação e a importância que o leite humano tem para a saúde dos bebês. As unidades básicas de saúde da Região Sudoeste promoveram eventos alusivos à campanha durante todo o mês. Ao todo, mais de 700 mulheres participaram das ações.

O Agosto Dourado se destacou pelo grande número de ações, reforçando o trabalho que a SES faz para incentivar o aleitamento materno | Fotos: Divulgação/SES-DF

“Este tipo de evento aproxima a comunidade dos serviços do SUS. É o momento propício para criar vínculos entre usuários e equipes de saúde, orientar sobre a nossa carteira de serviços, estimular a participação da família para hábitos saudáveis e, consequentemente, evitar doenças”, explica Cleunici Ferreira, diretora da Atenção Primária da Região de Saúde Sudoeste.

Os eventos realizados nas UBSs reuniram gestantes ou lactantes para discussões em grupo, momentos educativos, troca de experiências e promoção da importância do aleitamento materno. “Estas ações e envolvimento da comunidade, trabalhadores e usuários demonstram que é possível fazermos um SUS que atenda a necessidade da nossa população local, fortalecendo essa relação de vínculo e promovendo ações que refletem na qualidade de vida”, completa a diretora.

“Todo dia nasce uma nova mãe”

Mulheres gestantes ou lactantes se reuniram em UBSs para discussões em grupo e troca de experiências sobre a importância do aleitamento materno

Apesar de o Agosto Dourado ter se destacado pelo grande número de ações, ao longo de todo o ano as equipes da Secretaria de Saúde trabalham com o incentivo ao aleitamento materno e à saúde de mães e dos bebês. “Todo dia tem uma nova gestante, todo dia nasce uma nova mãe, mesmo que ela já tenha tido outros filhos, porque cada gestação é uma gestação, cada filho é único”, afirma Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF.

Em 2021, em meio à pandemia, o destaque ficou para a criatividade das unidades de saúde, que realizaram tanto eventos on-line quanto presenciais, de forma a reunir o maior número possível de participantes. Somente o evento virtual de 2 de agosto contou com a participação de mais de 670 inscritos, inclusive de outras regiões do Brasil e do exterior.

10.889,7litros de leite materno foram recolhidos nos bancos e postos de coleta de leite humano no DF

Vacina natural

De acordo com Miriam Santos, o aleitamento pode reduzir o índice de mortalidade infantil em até 13%. O leite humano possui fatores de proteção capazes de combater essas infecções, uma vez que o alimento possui milhões de células, incluindo vários tipos de células de defesa, que se modificam para combater determinada infecção no organismo da criança.

É por isso que o leite humano é considerado uma vacina no organismo da criança. O equilíbrio perfeito de gorduras, carboidratos e proteínas na medida exata para fortalecer o sistema imunológico do bebê, beneficiando o seu crescimento saudável. O líquido gerado pela mãe auxilia no crescimento e desenvolvimento e fortalece o vínculo materno – um dos aspectos mais importantes para o recém-nascido prematuro.

E são os prematuros que requerem uma atenção especial, principalmente quanto à amamentação. Crianças que nascem antes de completar 37 semanas de gestação são consideradas prematuras e a amamentação para elas é essencial pois, oferecida de forma exclusiva, diminui significativamente a incidência e a gravidade de algumas doenças específicas, que só ocorrem nessa fase da vida do bebê.

Para todas as crianças, o leite materno deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de idade.

Bancos de Leite

Para garantir o acesso ao alimento, especialmente para os bebês cujas mães têm dificuldade na produção, ou que estão internados em UTIs, existem os Bancos de Leite Humano. No Distrito Federal são dez em funcionamento, além de três postos de coleta. Até o mês de julho, foram coletados 10.889,7 litros de leite. Em 2020, no mesmo período foram coletados 17.976,1 litros de leite.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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