Educação

Cursos técnico-profissionalizantes da rede estadual de Educação crescem 150%

Publicado

em

Número de estudantes passou de 3.319 em 2023 para 8.490 em 2024. Vagas ainda estão abertas

A rede pública estadual de Educação de Goiás registrou, entre os anos de 2023 e 2024, um aumento superior a 150% no número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica. O total de matrículas nos 15 cursos técnico-profissionalizantes ofertados nas escolas estaduais passou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024.

De acordo com o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Andrei Pires, o crescimento está vinculado à crescente procura pelos cursos. “Para atender a essa demanda, a rede estadual ampliou a oferta de turmas destinadas a formação técnica, passando de 146 em 2023 para 242 em 2024”, explica.

O programa Jornada para o Futuro, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é um dos responsáveis pelo crescimento no número de matrículas. Desenvolvida de forma piloto em 14 Centros de Ensino em Período Integral, a iniciativa levará cursos de Desenvolvimento Web e CyberSegurança aos estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral a partir do ano letivo de 2024.

A rede estadual oferta ainda outros 14 cursos técnicos aos estudantes de Ensino Médio em 75 escolas estaduais, nas áreas de Informática; Química; Administração; Dança; Instrumento Musical; Teatro; Alimentos; Comércio; Contabilidade; Marketing; Logística, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Vendas.

Andrei Pires ressalta que a formação dos estudantes matriculados nesses cursos ocorre de forma concomitante à Educação Básica, possibilitando a qualificação profissional no decorrer das três séries do Ensino Médio. “Além de formação geral básica, que oportuniza a esse estudante a continuidade dos seus estudos, os cursos oportunizam a entrada no mundo do trabalho. Eles (estudantes) já saem com uma formação técnica-profissional”, esclarece o gerente.

Oportunidade
Apesar do crescimento no número de matrículas, ainda há vagas na Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. O aluno de Ensino Médio interessado deve procurar uma das 75 escolas que ofertam os cursos para obter informações, verificar se há vaga e efetuar a matrícula. A lista completa das escolas e dos respectivos cursos ofertados pode ser consultada no site https://site.educacao.go.gov.br/

Fotos: Seduc/GO / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Educação

Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público

Publicados

em

Já foram nomeados 1.893 docentes desde 2023. Convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022

O governador Ronaldo Caiado convocou, nesta segunda-feira (22/04), mais 316 candidatos aprovados em concurso público para professor PIII da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). É a segunda convocação realizada no ano de 2024, totalizando 631 novos professores convocados para trabalharem na rede estadual.

Conforme consta no edital de convocação nº 002/2024, publicado no Diário Oficial do Estado, a posse se dará de forma virtual, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o intuito de garantir celeridade ao processo. O pré-cadastro dos profissionais no SEI deverá ser feito até o dia 24 de abril, por meio do e-mail [email protected].

A partir do dia 6 de maio, os aprovados deverão apresentar a documentação de forma eletrônica. Nesta etapa, será necessário anexar a declaração para investidura em cargo público, além de CPF, RG, comprovante de endereço, título eleitoral, diploma de curso superior e demais documentos listados em edital. A previsão é que as nomeações sejam publicadas no dia 29 de maio. Já a posse deve ocorrer a partir do dia 04 de junho, seguida de curso de formação.

Concurso
Já foram nomeados 1.893 docentes desde 2023. Os convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022.

Os selecionados vão trabalhar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mais de 900 unidades escolares e atende quase 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

Confira a lista de convocados: https://diariooficial.abc.go.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/6110/#/p:5/e:6110

Fotos: Secom / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA