Distrito Federal

Economia promove webinário sobre operações de crédito

Publicado

em


Focado nos executores de contratos e ordenadores de despesas, debate virtual é aberto a todos os interessados

A Secretaria de Economia (Seec) promoverá, em 6 e 7 de abril, o 1º Webinário de Captação e Execução de Recursos de Operações de Crédito e de Transferências Voluntárias do Distrito Federal. Com transmissão direta das 9h às 10h30 pelo canal da Seec no Youtube, o evento contará com a presença de representantes do GDF e do governo federal.

De acordo com a subsecretária de captação de recursos da Secretaria de Economia, Cristina Freyer, o principal objetivo do webinário é capacitar os servidores que atuam nesse segmento a executar as verbas de convênios e transferências voluntárias de forma eficiente. “Nosso público-alvo são os executores de contratos e ordenadores de despesas, mas o webinário é aberto a qualquer pessoa interessada no assunto”, explica.

A abertura terá a participação do secretário de Economia, André Clemente. Em seguida, o servidor da pasta Sadi Peres Martins fará o lançamento do Sistema de Gerenciamento de Recursos (Siger), criado e desenvolvido pela Seec para melhorar a gestão e a execução dos recursos recebidos por convênios e financiamentos.

Para falar sobre a Rede + Brasil – Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse da União), foram convidados a diretora do Departamento de Transferências da União, Regina Lemos de Andrade, e o coordenador geral de serviços aos sistemas estruturantes do Ministério da Economia, Edércio Bento. O coordenador do Melhoria da Excelência na Gestão das Transferências do Departamento de Transferências da União, Esaú Mendes, falará sobre a gestão da Rede + Brasil.

No segundo dia do evento, os temas abordados serão equilíbrio e sustentabilidade fiscal, taxas livres de risco e o sistema de transferências intergovernamentais. Os convidados são o diretor adjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento, Lamine Sow; o coordenador de Estudos Técnicos da Subsecretaria do Tesouro da Secretaria de Economia, Luciano Cardoso de Barros Filho; o coordenador-geral de Relações e Análises Financeiras de Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional, Itanielson Dantas Silveira Cruz, e o auditor de finanças e controle do Ministério da Economia, Reinaldo Pegoraro.

1º Webinário de Captação e Execução de Recursos de Operações de Crédito e de Transferências Voluntárias do Distrito Federal

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA