Cidades

Durante 1ª Maratona da Limpeza, Prefeitura de Goiânia programa recolhimento de 7.200 objetos recicláveis em 30 dias, por meio do Cata-treco

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), pretende recolher cerca de 7.200 itens que seriam descartados irregularmente em vias públicas, durante programação da 1ª Maratona da Limpeza iniciada semana passada. Os itens estão incluídos em 1.800 ordens de serviços lançadas no programa do Cata-treco para o período de 30 dias.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, explica que “expectativa da Prefeitura de Goiânia é intensificar o atendimento aos moradores que solicitaram os serviços nos últimos dias e evitar que estes objetos sejam descartados em vias públicas, que polui a cidade e favorece acúmulo de água e proliferação do mosquito Aedes aegypti.” afirma Alisson Borges.

Alisson Borges ainda orienta as pessoas que possuem algum bem inservível, em boas ou más condições de uso, a procurarem a Comurg nos canais disponíveis para fazer agendamento do serviço e descartar corretamente os objetos. “Além disso, a destinação correta desses itens contribui com a renda dos cooperados das 13 cooperativas de reciclagem cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva”, conta o presidente.

Para o presidente da Companhia, a Maratona da Limpeza é um reforço a todos os serviços de limpeza e higienização da cidade, que inclui o Cata-treco e atende diariamente média de 40 solicitações, alcançado cerca de 160 itens.

O prefeito Rogério Cruz destacou que todas as medidas contribuem com a preservação do meio ambiente e coíbem a proliferação de doenças. “Nossos esforços são para colocar fim às formas de descarte irregular. Objetivo é evitar agressões ao meio ambiente e minimizar os problemas de saúde pública”, frisa.

A solicitação do serviço pode ser feita pelo aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 e teleatendimento (62) 3524-8555. A Prefeitura ainda conta com quatro unidades fixas de ecopontos, e outras quatro unidades itinerantes instaladas durante a Maratona. O atendimento funciona todos os dias da semana nos períodos diurno e noturno. Ao todo, 36 servidores da Comurg, com apoio de 18 caminhões, estão envolvidos no trabalho.

Unidades fixas de Ecopontos
Ecoponto Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
Ecoponto Faiçalville: Av. Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados

Unidades itinerantes de Ecopontos
Ecoponto Jardim América: Avenida C-107 com T-63, no Jardim América;
Ecoponto Mariliza: Rua Peroba esquina com Avenida Aristóteles, Jardim Mariliza;
Ecoponto Jaó: Avenida Maracanã, setor Jaó;
Ecoponto Água Branca: Avenida A esquina com Perimetral 2, setor Água Branca.

Balanço
Balanço da Companhia de Urbanização mostra que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram recolhidos 5.315 e 4.741 equipamentos, respectivamente. Até o momento, a Comurg coletou, com Cata-treco, 4.950 peças descartadas. A média semanal é de 1.250 móveis e objetos recolhidos, de forma que, diariamente, 160 peças de pequeno, médio e grande porte são coletadas.

Os itens variam entre fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas de madeira, computadores, acessórios eletrônicos, tanque, máquina de lavar e televisores. Sofá é o item mais descartado. Foram 636 peças dispensadas em janeiro, 492 em fevereiro, e 525 no mês de março, um total de 1.653 itens despachados como lixo.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA