Distrito Federal

Diretores de escolas públicas já estão concluindo vacinação

Publicado

em


A vacinação dos profissionais da educação seguiu nesta quarta-feira (26), de forma tranquila e organizada. Estão sendo imunizados aqueles que atuam em creches públicas e privadas e também os diretores das escolas da rede pública. Mais uma vez, o secretário de Educação, Leandro Cruz, acompanhou o trabalho e conversou com aqueles que foram à UBS 1, do Guará, onde a vacinação está acontecendo.

Todos os profissionais das creches públicas já foram vacinados na UBS 1, do Guará | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

“Vamos dar início, na sexta-feira, à vacinação dos vice-diretores” Fábio Sousa, secretário executivo de Educação

“É uma vitória da Educação termos os nossos profissionais vacinados, um passo importante para um retorno seguro das atividades presenciais. Essa vitória estará completa quando todos os profissionais da rede pública e privada, do ensino básico ao superior, estiverem imunizados”, disse Leandro Cruz.

O secretário executivo de Educação, Fábio Sousa, comemorou o êxito do planejamento. “Essa semana estamos vacinando todas as creches conveniadas e da rede privada. Das creches públicas, todos os profissionais já foram vacinados. Também estamos concluindo [a vacinação] dos diretores das escolas públicas. Vamos dar início, na sexta-feira, à vacinação dos vice-diretores”, informou.

Miriam Cátia Correa Pio, diretora do CED 2, de Brazlândia, comemora a primeira dose da vacina | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

A diretora do Centro Educacional 2, de Brazlândia, Miriam Cátia Correa Pio, ficou emocionada ao receber a primeira dose da vacina. “Eu me sinto aliviada e vou estar muito feliz após todos nós estarmos imunizados. Nós estamos trabalhando desde o início da pandemia sem parar. Nós, da equipe gestora, sempre estivemos firmes e fortes trabalhando pelos estudantes”, afirmou a diretora.

A visita à UBS foi acompanhada pelo coordenador da regional de ensino do Guará, Leandro Cardoso Andrade.

Vacinação por etapas

A vacinação dos profissionais da educação está ocorrendo em etapas, exclusivamente por convocação da unidade escolar.

Os critérios do chamado obedecem à regra crescente de idade do estudante — primeiro a educação infantil, seguida de ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio e, por fim, ensino superior.

Dentro dessa regra, a secretaria formulou a diretriz de chamar primeiro as escolas das áreas de maior vulnerabilidade social e aquelas que atendem o maior número de estudantes.

A lista dos convocados pode ser acessada na página destinada ao acompanhamento da vacinação dos profissionais de educação.

Retorno presencial

Antes de seguir para a UBS 1, Leandro Cruz esteve no Centro de Ensino Médio 01, o GG – antigo Ginásio do Guará, para conferir as obras e benfeitorias que estão sendo realizadas. Quando as atividades presenciais retornarem, os estudantes vão encontrar uma escola renovada.

Por meio do contrato de manutenção da secretaria, foi colocada cobertura metálica na piscina, com nova iluminação, e foram reformados a rede elétrica e o piso.

O CEM 01, do Guará, está renovando para o retorno das atividades presenciais | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

“Uma escola com boa infraestrutura reflete de forma muito positiva no desempenho escolar. Nossos professores, a equipe gestora e todos os profissionais que atuam na escola também têm um ganho significativo, com melhores condições de trabalho”, pontuou a diretora Cynara Martins de Sousa.

Secretaria de Educação reformou a piscina do CEM 01, do Guará | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

Desde 2020, a escola recebeu da Secretaria Educação recursos de R$ 212 mil do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). Também do Pdaf, via emendas parlamentares, foram mais R$ 320 mil.

A agenda na escola também foi acompanhada pelo secretário executivo, pelo coordenador regional e, também, pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso.

* Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA