Política

Dia Nacional do Turismo: data tem a finalidade de promover importante setor, responsável por movimentar a economia

Publicado

em

No dia 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo. A data tem o objetivo de promover a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o país. Neste ano, a comemoração se torna ainda mais significativa, sobretudo porque a atividade passou por uma crise sem precedentes por conta da pandemia.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) indicam que o setor serviços vem demonstrando recuperação frente aos impactos da pandemia da covid-19, desde os últimos meses de 2021, no estado de Goiás. No Índice Geral de Serviços no Brasil, o estado de Goiás apresentou um crescimento de 1,7%. Este valor representa o oitavo maior aumento no volume de serviços em fevereiro de 2022, na comparação com o mês imediatamente anterior.

Para a coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, Giovanna Tavares, o isolamento social transformou significativamente o fluxo turístico. “O fato é que a atividade vem se recuperando e tem apresentado bons resultados no ano de 2022. Goiás foi uma das 14 unidades da federação que tiveram variação positiva no mês”, afirma. 

Na avaliação, a coordenadora pontua que, “ainda em fevereiro o turismo goiano gerou 1.156 novos empregos, o que nos deixa mais otimista”. Os dados apresentados demonstram a importância da atividade para o desenvolvimento social e crescimento econômico das comunidades goianas, bem como ressalta o fortalecimento do setor por conta do bom desempenho.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a data é emblemática para comemorar esse segmento tão importante na cadeia produtiva. “Em Goiás, estamos com uma classe autônoma, representativa e que contempla todos os poderes, inclusive o Legislativo, com grandes parceiros, sempre atento às nossas demandas”, ressalta.

 Segundo Amaral, é evidente o interesse de todo o estado na busca por políticas públicas voltadas ao setor. “A gente fica muito feliz pelo momento atual, e sobretudo, com o processo de retomada, que está bem consistente no estado todo”, afirma.

Ações do Legislativo

Mesmo com a pandemia de covid-19, a Comissão de Turismo da Alego realizou visitas técnicas e reuniões com gestores municipais e tem atuado em parceria com órgãos do Governo do estado, entidades de classe e outros, para minimizar os efeitos negativos nos negócios do turismo em Goiás. O presidente da comissão, deputado Coronel Adailton (PRTB) tem se dedicado a trabalhar pelo setor, em Goiás, desde que assumiu o colegiado, no início da 19ª Legislatura. 

Além disso, ações voltadas a valorização da gastronomia local e reconhecimento de importantes manifestações culturais, a exemplo dos festejos em louvor do Divino Espírito Santo, realizado no município de Cristalina, foram realizadas como forma de incentivo ao turismo na no estado de Goiás.

Atualmente, tramita na Casa o processo nº 1960/22, de autoria do Coronel Adailton, com a proposta de reconhecimento da tradicional Procissão do Fogaréu. A festa foi retomada este ano de forma presencial e atraiu milhares de pessoas nas ruas de pedra da cidade de Goiás. A equipe da Comissão de Turismo prestigiou a celebração.

A festividade é uma das mais expressivas e reverberadas referenciais culturais da região Centro-Oeste brasileira. Reconhecida pela mídia nacional e internacional como uma das tradições para-litúrgicas quase tricentenária que faz parte da identidade da antiga capital do estado.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA