Nacional

Dia Mundial da Criatividade tem programação gratuita em São Paulo

Publicado

em


A cidade de São Paulo recebe as ações do Dia Mundial da Criatividade de hoje (20) até a próxima sexta-feira (22). A data, celebrada em 21 de abril, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, concedendo destaque ao papel da criatividade no desenvolvimento humano.

A programação, toda gratuita, abrange 100 cidades no Brasil e 30 localidades em outras partes do mundo. Na capital paulista, serão realizadas 50 atividades presenciais e online. As ações trazem temas como inovação corporativa, economia circular, cinema expandido e ESG (sigla em inglês para governança ambiental e social).

As comemorações são uma iniciativa da World Creativity Organization, organização que desde 2018 busca aumentar a conscientização sobre a importância da criatividade. Em São Paulo, a agenda, concentrada no centro e na zona oeste da cidade, é conduzida pela plataforma A Vida no Centro, que dá visibilidade para iniciativas de inovação social e experiências urbanas.

Programação

A Praça Roosevelt vai receber na quinta-feira (21), a partir das 9h, uma feira de economia circular com diversos brechós. Também serão oferecidas oficinas de compostagem, arranjo de flores secas e de confecção de cadernos artesanais.

À tarde, às 16h,  o diretor de carnaval da escola Dragões da Real, Márcio Santana, e o compositor Thiago de Souza participam de uma roda de conversa para contar do processo de pesquisa e criação para a homenagem a Adoniran Barbosa, tema do samba-enredo da escola para o desfile deste ano.

Na sexta-feira (22), a partir das 10h30, o fotógrafo e estudante de biologia Tiago Queiroz propõe uma caminhada pelo bairro central da Santa Cecília para identificação de plantas nativas. Às 18h, a SP Escola de Teatro recebe um painel sobre o processo criativo em filmes e séries com o professor e roteirista Marcelo Starobinas, que trabalhou no filme Jean Charles e na série Pico da Neblina (HBO).

A programação completa pode ser acessada na página do evento.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Brasil reduz dependência de petróleo e gás natural na oferta de energia da matriz energética

Publicados

em

Relatório elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o MME evidencia o recuo da participação de fontes fósseis na última década aponta avanços do país dentro da transição energética

Nos últimos 10 anos, o Brasil tem feito uma significativa transformação na matriz energética, conforme revelado pelo Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME). Os dados, divulgados nesta semana, demonstram uma queda na participação de petróleo e derivados, que passou de 39,2% para 35,1%, e do gás natural, de 13,5% para 9,6% no período. A mudança aponta os avanços do país na diversificação e sustentabilidade da oferta energética nacional.

“A redução na dependência de fontes fósseis reflete o nosso esforço contínuo para fortalecer a renovação do setor energético nacional. Nos últimos anos, nossas políticas públicas e investimentos estratégicos têm impulsionado o crescimento de fontes alternativas, como energia solar, eólica e biomassa. Essa transição contribui significativamente para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Com vasto potencial natural, o Brasil se posiciona como líder emergente na transição energética global, como aponta relatório do Fórum Econômico Mundial divulgado nesta semana. À medida em que o país reafirma o compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a redução na dependência de petróleo e gás natural pode ser um catalisador para um futuro energético mais limpo e seguro para todos os brasileiros.

Mais informações sobre o BEN  O Balanço Energético Nacional divulga, anualmente, uma extensa pesquisa e a contabilidade de dados relativos à oferta e consumo de energia no Brasil, levantados pela EPE. O relatório contempla as atividades de extração de recursos energéticos primários, sua conversão em formas secundárias, a importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia.

Até a próxima semana, o Ministério de Minas Energia divulgará uma série de matérias detalhando os principais destaques do BEN 2024 em relação aos setores de energia elétrica, planejamento energético, petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA