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DF tem muito a comemorar no Dia Internacional de Acesso à Informação

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“Para além da nossa própria natureza como órgão de controle, é uma determinação do GDF seguir trabalhando para que toda a sociedade participe ativamente e receba as informações necessárias sobre as ações realizadas em prol da população”Paulo Martins, controlador-geral do DF

No dia 28 de setembro o mundo celebra o Dia Internacional de Acesso à Informação, conquista relevante para toda a população mundial, já que a comemoração se relaciona aos mecanismos criados nos governos para garantir que a população saiba e participe mais na construção de suas próprias cidades, estados, municípios ou países.

No Distrito Federal, mais que uma data de lembrança, é um dia para comemorar. Ainda que enfrentando desafios gigantes como a pandemia do novo coronavírus, o DF se manteve nos rankings nacionais entre os mais transparentes do Brasil e se sustentou acima da média nas avaliações internas sobre transparência no governo.

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) é a responsável por formular, incentivar e implementar políticas, programas, projetos, planos e ações voltados ao incremento da abertura de dados governamentais, da transparência, do acesso à informação e do fomento ao controle social, nos órgãos e entidades do Distrito Federal.

“Para além da nossa própria natureza como órgão de controle, é uma determinação do Governo do Distrito Federal (GDF) seguir trabalhando para que toda a sociedade participe ativamente e receba as informações necessárias sobre as ações realizadas em prol da população”, afirma o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

O trabalho tem dado bons resultados. A avaliação da Open Knowledge Brasil (OKBR) analisou o DF com alto nível de pontuação em relação à transparência dos dados relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus. O DF foi avaliado como ótimo em relação à transparência dada às contratações emergenciais realizadas no combate à covid-19, ocupando o segundo lugar em frente aos estados brasileiros e chegou a ocupar o primeiro lugar, alcançando nota máxima.

98,7 pontosgarantiram classificação ótima para o Portal Covid-19, gerido pela CGDF

Já o Ranking Transparência Internacional/Brasil analisou todo o cenário nacional, focando em portais oficiais e criados pelos governos a fim de prestar informações sobre as ações realizadas no combate à covid-19. No caso do DF, a avaliação foi focada no Portal Covid-19, que é gerido pela CGDF. A pontuação alcançada fez com que o Distrito Federal fosse um dos quatro classificados como ótimo (98,7 pontos).

O DF também alcançou nota 9,74 no Mapa Brasil Transparente 2021, divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2021. A avaliação deixa a administração pública gerida pelo GDF acima da média nacional, que é de 8,8, em comparação aos estados brasileiros. A pontuação máxima é 10.

100%transparentes, assim são consideradas as informações disponibilizadas nos sites das secretarias, segundo a Lei de Acesso à Informação

Ainda falando sobre pandemia, o Portal Covid-19 também foi uma ferramenta importante de transparência durante o enfrentamento. No site, ficam reunidas informações relacionadas ao combate ao vírus, como número de leitos, vacinados, materiais hospitalares, respiradores e contratos emergenciais, entre outros.

Além da atualização contínua dos sites oficiais do governo, o Portal Covid-19  traz informações sobre contas, painéis de dados e orientações sobre como proceder nos casos de suspeita. O site é monitorado e atualizado ao longo de todos os dias pela CGDF e conta com o auxílio permanente das secretarias de Comunicação, Saúde, Segurança Pública e da Casa Civil.

Transparência no governo

Em meio a essa pandemia, que pegou a todos de surpresa, o Índice de Transparência Ativa do DF, medido pela CGDF, também bateu recorde. As secretarias que compõem o GDF saltaram de 84% para 93%, sendo consideradas 100% transparentes em informações que precisam ser disponibilizadas em seus sites, segundo as normas da Lei de Acesso à Informação. Agora, a CGDF está trabalhando para que 100% das secretarias alcancem o valor máximo do índice.

O Portal de Transparência do DF foi reformulado em 2019 para facilitar o acesso do cidadão. Deu certo. Entre 2018 e 2020 houve aumento de 113% nas visualizações do site que reúne informações como investimentos e despesas do GDF. Uma prestação de contas on-line e acessível a toda população.

“Trabalhamos diariamente para manter o Portal da Transparência acessível e atualizado. São diversos mecanismos tecnológicos por trás que as pessoas nem imaginam, pois, o mais importante é entregar a informação”, afirma a subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz.

No DF, os pedidos de informação por meio da Lei de Acesso à Informação, realizados pelo sistema e-SIC, bateram recorde em 2020: foram 9.247 demandas. Mesmo com o aumento, o tempo médio de respostas caiu de 15 dias para 11 dias. É importante destacar que o prazo legal para resposta é de 20 dias, sendo possível prorrogar por mais 20.

“Diante de todos esses resultados, que são entregas diretas à população do DF e nos coloca como referência de transparência nacional, temos ou não temos muito a celebrar neste dia?”, questiona Paulo Martins, controlador-geral do DF.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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