Geral

DF integra operação nacional de combate às drogas

Publicado

em


“A concentração de esforços para o combate ao tráfico de drogas no país é essencial para a redução de outros crimes que estão diretamente ligados à venda de entorpecentes” Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

Lançada no início de junho, a Operação Narco Brasil foi finalizada no Distrito Federal, nesta sexta-feira (25). A ação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem alcance nacional. No Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuou como parceira junto às polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF). A partir de reuniões realizadas pela Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), foram preparadas ações específicas dentro da atribuição de cada setor para o combate ao tráfico de drogas.

Drogas incineradas durante a operação: sucesso de ações reforçadas por parceria | Foto: Divulgação/SSP

A operação antecede a 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Neste período, foram apresentados resultados da intensificação das ações de combate ao tráfico. Entre os dias 1º e 25 deste mês, as forças de segurança, numa ação concentrada para o combate ao tráfico de entorpecentes, executaram 3.472 operações e apreenderam 2,7 toneladas de drogas. No mesmo período, 216 pessoas foram presas ou apreendidas e 28 mandados de prisão foram cumpridos. As ações independem das atividades ordinárias das corporações.

O secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, aposta na eficiência das operações conjuntas: “A concentração de esforços proposta pelo MJSP para o combate ao tráfico de drogas no país é essencial para a redução de outros crimes que estão diretamente ligados à venda de entorpecentes, como homicídios e crimes contra o patrimônio. Combater essa prática criminosa, como forma de enfraquecimento de quadrilhas que atuam nessa área, é uma das prioridades para a Segurança Pública.”

O titular da SSP lembra de outra ação importante realizada de forma contínua pelas forças de segurança: “A Operação Quinto Mandamento é uma das estratégias adotadas, sob a coordenação da SSP e participação das forças. Apesar de ser uma operação que tem como foco a redução de homicídios, as ações realizadas semanalmente incidem diretamente no combate ao tráfico de drogas, que também está ligado a outros crimes, principalmente patrimoniais, pois é para adquirir a droga que outros delitos são cometidos”.

1,4 toneladas de drogas foram incineradas nos primeiros 25 dias deste mês

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves, o trabalho integrado das forças de segurança com a SSP é essencial para resultados ainda mais expressivos. “Temos o papel de promover uma atuação conjunta com os órgãos de segurança pública, e, aqui no DF, essa cooperação está cada vez maior”, afirma.

 Incineração

Ainda nesta sexta-feira (25), a PCDF, por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), realizou uma operação para incinerar aproximadamente 1,4 toneladas de drogas, como cocaína, crack, haxixe, skunk e maconha – esta última em maior quantidade no total. É a segunda incineração do ano. A primeira ocorreu em abril, quando duas toneladas foram destruídas.

A ação contou com apoio de policiais civis lotados na Cord, na Divisão de Operações Especiais (DOE) e na Divisão de Operações Aéreas (DOA). O Departamento de Trânsito do DF (Detran) deu suporte com a escolta do comboio, que seguiu até a empresa responsável pela incineração de lixo especial, localizada em Santo Antônio do Descoberto (GO).

Para o coordenador de Repressão às Drogas, delegado Rogério Henrique, as ações de enfrentamento ao tráfico durante a operação Narco Brasil resultaram em grandes apreensões realizadas pelas forças de segurança do DF. “Essas ações demonstram que o DF está no caminho certo quanto ao enfrentamento ao tráfico de drogas, crime que pode ser considerado um delito matriz de diversos outros crimes, especialmente patrimoniais e contra a vida”, analisa.

 Área de Segurança Prioritária (ASP)

Um dos destaques do programa Área de Segurança Prioritária (ASP), implantado na Estrutural, o Museu Itinerante de Drogas está aberto à visitação da população até sábado (26). A atração integra também a 23ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas.

A PMDF realiza rotineiramente ações de prevenção ao tráfico de drogas, por meio do policiamento ostensivo e operações, e também de conscientização, com ações educativas empreendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), adotado em mais de 58 países.

“Estamos nesta semana na Área de Segurança Prioritária, da SSP, com nossos policiais fazendo intervenções”, lembra o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos. “A corporação está sempre atenta a essa temática, tanto na repressão quanto na conscientização.”

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA