Geral

DF aplicou 193 mil doses em moradores de outros estados

Publicado

em


Em seis meses, a Secretaria de Saúde já aplicou 1.565.638 doses de vacina contra a covid-19 no Distrito Federal. Pouco mais de 12% desse total alcançou moradores de outros estados que se vacinaram na capital. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (20).

A maior parte da população de fora vacinada no DF veio do estado de Goiás (86.380 doses), seguida pelos mineiros (21.766 doses) | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Eles também revelam que a cobertura vacinal ultrapassa a casa dos 100%, tanto na primeira quanto na segunda dose, em pessoas com 70 anos ou mais. Isso ocorre porque a rede pública de saúde vacinou um público além da estimativa populacional. Neste caso, pessoas que não residem no DF.

O acesso ao Sistema Único de Saúde é universal e a Secretaria de Saúde não restringe a vacina para quem quer receber a primeira dose. No entanto, a segunda dose é aplicada apenas em quem iniciou o esquema vacinal no DF ou, caso seja morador da capital e se vacinou em outra unidade da federação, pode completar o ciclo vacinal desde que esteja na faixa etária que está sendo vacinada e apresentando justificativa em algum ponto de vacinação.

Até o final deste mês, a previsão é vacinar 184.817 pessoas com a segunda dose e completar o ciclo vacinal de quem recebeu a vacina AstraZeneca em abril ou CoronaVac em junho

Dados por estado

A maior parte da população de fora vacinada em solo brasiliense veio do estado de Goiás. Foram 86.380 doses aplicadas em cidadãos goianos, sendo 60.272 primeiras doses (D1), 23.886 segundas doses (D2) e 2.222 doses únicas (DU). Em seguida, 21.766 mineiros se vacinaram no DF, sendo que 15.312 receberam a D1, 6.146 a D2 e 308 a dose única.

Há registro da vacinação de pessoas que moram em todos os estados brasileiros, como São Paulo, de onde vieram 9.622 pessoas para receber a D1, além de 3.238 que completaram o esquema vacinal no DF e outras 189 que receberam a dose única da vacina Janssen.

Percentual de vacinados

Considerando todos os vacinados na capital federal até o dia 19 de julho, tendo em vista somente as faixas etárias, completaram o ciclo vacinal com as duas doses quem tem 70 anos ou mais. No entanto, a população entre 60 e 69 anos ainda não completou os 100% de percentual de vacinados com a primeira dose conforme a estimativa populacional do DF, que é de 204.089 moradores.

Até o momento, a cobertura vacinal é de 96,3% para quem tem entre 65 e 69 anos e de 93,4% para quem tem entre 60 e 64 anos. A Secretaria de Saúde lembra que o público com 60 anos ou mais não precisa agendar atendimento para ser vacinado. Basta ir em um dos 53 pontos de vacinação para receber a primeira dose do imunizante.

Com a dose de reforço, o público de 65 a 69 anos já está com 90,07% das pessoas imunizadas e o de 60 a 64 com 26,44%. O percentual mais baixo na faixa etária dos 60 a 64 anos ocorre porque a grande maioria desse público recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca em abril e ainda está dentro do prazo para completar o ciclo vacinal.

Considerando quem tem entre 50 e 59 anos, a cobertura da D1 já ultrapassa a casa dos 80% e chega a 65% para quem tem entre 45 e 49 anos.

Mais doses

O governo federal se comprometeu a enviar esta semana para o DF 132.320 doses da vacina, sendo 92.232 para D1 e 40.088 para D2. A Secretaria de Saúde aguarda a confirmação da chegada dos imunizantes para estender a campanha para quem tem menos de 40 anos de idade.

A campanha de vacinação no DF avança conforme a capital do país recebe imunizantes do Ministério da Saúde. A inclusão de novas faixas etárias é possível considerando o número de doses disponíveis.

Até o final deste mês, a previsão é vacinar 184.817 pessoas com a segunda dose e completar o ciclo vacinal de quem recebeu a vacina AstraZeneca em abril ou CoronaVac em junho.

Perdas técnicas

Durante a campanha de vacinação contra a covid-19, 8.114 doses foram perdidas, o que está dentro da margem de perda técnica, cuja reserva é de 10% das doses. A maior parte dessas perdas (7.547) ocorreu por volume inferior, ou seja, que não completava o total de doses previstas no frasco.

Vale ressaltar que no dia 5 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que o Instituto Butantan reduzisse o envase da vacina CoronaVac de 6,2 ml para 5,7 ml. Depois disso, houve um aumento significativo de queixas técnicas de volume inferior ao descrito em bula dessa vacina. Todas as ocorrências foram comunicadas à Anvisa para providências.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA