Minas Gerais

Devolução das atividades do PET é fundamental para garantir aprendizado 

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O Plano de Estudo Tutorado (PET) é a ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e oferecido para a rede pública estadual de ensino. Todas as estratégias são desenvolvidas a partir do conteúdo proposto para as disciplinas de cada ano de escolaridade, conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

Neste ano letivo de 2021, a novidade é que o material com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade passou a ser bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante terá acesso a um novo PET, totalizando quatro ao longo do ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.

Estratégico

Desde o começo do ensino remoto, as escolas têm se esforçado e montado estratégias para garantir que os alunos sejam alcançados pelos PETs, de forma virtual ou impressa, nos casos em que não há acesso à internet. A devolução das atividades resolvidas pelos alunos, além de garantir a contabilização da carga horária estudada, indica que o jovem segue tendo acesso à rotina de aprendizado.

Toda a organização e a logística da entrega do PET impresso foi feita pelos diretores de cada unidade de ensino de acordo com a realidade de sua comunidade escolar. Os gestores têm se empenhado ao máximo e não medem esforços para fazer com que todos os estudantes recebam o material.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Martins, reforça a relevância do PET e das atividades complementares para garantir a qualidade do aprendizado dos estudantes. “O PET é a principal ferramenta de aprendizagem do Regime de Estudo não Presencial. Este ano, além dele, o professor também encaminha atividades complementares que atendem às especificidades de cada turma e aos planejamentos locais das escolas. Por isso, é muito importante que os estudantes entreguem as atividades realizadas”, destaca.

Ainda de acordo com Izabella, todo o planejamento para o aluno é feito considerando o resultado apresentado por ele e as dúvidas e eventuais impasses diante de algum conteúdo. “Assim, os professores podem corrigir o material e identificar as dificuldades encontradas pelos estudantes e realizar as intervenções e os ajustes necessários”, afirma a subsecretária.

Todos incluídos

Na Escola Estadual Anita Garibaldi, no município de Pocrane, a diretora da unidade de ensino, Juvercina Maria da Silva, conta que a estratégia é garantir que o aluno não fique perdido, com dúvidas sem receber orientação. O importante é garantir que ninguém fique de fora. “Temos nos empenhado muito. Temos algumas famílias que são pouco alfabetizadas, aí vamos até a casa para ajudar o aluno, sempre seguindo todos os protocolos sanitários. Além de levar o material novo e recolher o anterior para ser corrigido”, conta. 

O contato pessoal com os alunos e com as famílias também é destacado pela diretora da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste, Maria Jussara de Oliveira. “O contato com a família é fundamental para manter o laço de proximidade e garantir que esses estudantes percebam que a escola não os deixou, que o vínculo pernacece. A entrega do PET é fundamental para o professor conhecer o percurso do aluno e dar retorno com orientações mais claras e objetivas e com medidas de intervenção para garantir o aprendizado”, lembra a diretora.

Entrega

Os Planos de Estudos Tutorados do primeiro e segundo bimestre estão disponíveis gratuitamente para download no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0. Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET está sendo entregue impresso. 

A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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