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Detran-RJ faz mutirão para emitir identidade de candidatos ao Enem

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Pessoas que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não têm carteira de identidade poderão aproveitar o mutirão que o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) fará neste sábado (10), em todos os postos de identificação civil. A oportunidade vale também para candidatos a vestibulares, cursos e concursos, como os dos colégios Militar e Pedro II.

Serão emitidas tanto a primeira quanto a segunda via da carteira. Para ser atendido no mutirão, será preciso apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento. O atendimento será feito por ordem de chegada, por meio da distribuição de senhas. Não há necessidade de agendamento.

A primeira via da identidade é gratuita. Para a segunda é cobrado o valor de R$ 46,15, que deverá ser pago com Documento Único de Arrecadação (Duda), emitido no site do Bradesco, com o código 500-2. Pessoas desempregadas, que recebem até um salário mínimo ou em situação de pobreza, podem solicitar a isenção da taxa, apresentando declaração de hipossuficiência econômica, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XII ou decisão de autoridade judicial.

As carteiras de identidade emitidas para menores de idade devem ser substituídas aos 18 anos. Nesse caso, se a segunda via for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, não há cobrança de taxa.

No sábado, o serviço de identificação civil do Detran-RJ será exclusivo para as pessoas contempladas pelo mutirão e não serão abertas vagas para agendamento do público nesse dia.

*Estagiária sob a supervisão de Mario Toledo

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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