Distrito Federal

Detran reabre marcação de provas de direção veicular

Publicado

em


5.703 vagas serão disponibilizadas para exames teóricos e práticos

A partir das 10h desta quarta-feira (14), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai liberar as marcações para as provas teóricas e práticas de direção veicular. O retorno dos exames práticos está marcado para o próximo sábado (17) e as provas teóricas voltarão a ser aplicadas na segunda-feira (19).

Até o dia 30 de abril, serão disponibilizadas 3.048 vagas para exames teóricos e 2.655 para exames práticos. A fim de diluir o quantitativo de vagas e reduzir o fluxo de pessoas, o Detran vai organizar três bancas práticas aos sábados.

Esperamos contar com a consciência de todos no cumprimento das medidas de segurança necessárias neste momento de pandemia que estamos vivendoZélio Maia, diretor-geral do Detran

As bancas examinadoras teóricas e práticas estavam suspensas desde o dia 22 de março, em razão do descumprimento das medidas de segurança, por parte de candidatos e acompanhantes que teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames.

“Entendemos a necessidade da população e dos setores envolvidos no processo de habilitação e, por isso, vamos retomar os exames. Mas esperamos contar com a consciência de todos no cumprimento das medidas de segurança necessárias nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

As provas podem voltar a ser suspensas, se houver descumprimento de medidas de proteção por parte dos candidatos | Foto: Divulgação/Detran-DF

O retorno das atividades está condicionado ao cumprimento de algumas medidas para evitar aglomerações e reduzir o tempo de exposição de instrutores, candidatos e membros da banca examinadora.

Para isso, haverá redução do quantitativo de exames teóricos e práticos a partir do mês de abril e do limite de seis para quatro candidatos, por veículo, nos exames práticos de direção veicular. Vale destacar que os candidatos não podem levar acompanhantes no dia do exame.

Recomendações

Desde a retomada das atividades da banca examinadora, em setembro de 2020, as medidas previstas para contenção da proliferação da covid-19 estão sendo observadas e cobradas constantemente pela Gerência de Habilitação (Gerhab) e pelo Núcleo de Candidatos (Nucan) e monitoradas pelos Coordenadores da Banca Examinadora Trânsito.

Candidatos, instrutores e demais membros das bancas examinadoras são constantemente alertados sobre utilizar de forma adequada a máscara de proteção, higienizar as mãos com álcool gel, evitar o uso compartilhado de objetos de uso comum, evitar aglomerações, manter o distanciamento social nas áreas de exames e manter os vidros dos veículos abertos durante o exame prático.

*Com informações do Detran-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA