Política

Deliberações da CCJ

Publicado

em


Sob o comando do deputado Humberto Aidar (MDB), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) se reuniu, nesta terça-feira, 30, para deliberar 36 proposituras, sendo 34 de autoria parlamentar e duas matérias oriundas da Governadoria do Estado. Desse pacote, foram aprovadas 28 proposições com parecer favorável dos seus respectivos relatores e quatro com parecer contrário; outros quatro projetos receberam pedidos de vista.

Destaque para a aprovação do parecer favorável do deputado Lucas Calil (PSD) à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 8170/21, do Governo de Goiás, que altera os porcentuais de distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) aos municípios. O texto altera o parágrafo 1, do artigo 107 da Constituição do Estado de Goiás.

De acordo com a matéria, a nova regra de repartição determinada pela Emenda Constitucional Federal nº 108/2020 estabelece uma participação mínima do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 65%. Com isso, abre-se espaço para a adoção de novos critérios que tornem a distribuição de recursos entre os municípios goianos menos desigual, favorecendo aqueles menos desenvolvidos.

Conforme o texto, a propositura decorre de exposição de motivos da Secretaria de Estado da Economia e do Estudo de Planejamento e Economia de Análise da Distribuição dos Recursos da Cota-Parte do ICMS entre os municípios goianos. A observação foi elaborada pela Superintendência Central de Planejamento da pasta. De acordo com o ofício, a atual participação dos municípios no produto da arrecadação dos impostos é distribuída em 85%. As prestações sujeitas ao ICMS de cada município é de 10%, de forma igualitária, e 5% na proporção do cumprimento das regras do chamado ICMS Ecológico.

O outro projeto do Governo aprovado pela CCJ foi o de nº 8161/21, que versa sobre a adequação da unidade gestora única do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO). A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Wilde Cambão (PSD), que acatou as emendas apresentadas em Plenário. Agora, a proposta retorna ao Plenário para duas fases de votação.

Dentre as matérias com parecer contrário aprovadas pelo colegiado está a de nº 7267/21, que visa melhorar a qualidade nutricional das merendas escolares da rede pública estadual de ensino. O projeto, que é assinado pelo deputado Antônio Gomide (PT), foi rejeitado pelo relator, deputado Dr. Antonio (DEM), e será arquivado.

De acordo com o texto, a proposta intitulada “Estudante saudável, futuro sustentável”, tem o objetivo de conscientizar professores, alunos e familiares sobre os benefícios da alimentação saudável, e concretizar a educação alimentar e nutricional entre os temas dos currículos de ensino. Uma das medidas previstas na proposição é o desenvolvimento e realização de feiras nas escolas que tratem da alimentação saudável, além da promoção de concursos de redação sobre o tema e atividades interdisciplinares referentes à disciplina de alimentação saudável.

Já a propositura de nº 5845/21, apresentada pelo deputado Bruno Peixoto (MDB), teve a votação prejudicada com o pedido de vista feito pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Amilton Filho (Solidariedade), e objetiva instituir um auxílio financeiro denominado “Cartão do Bem”. De acordo com o texto, o benefício será destinado a mães de baixa renda, que estejam inscritas nos programas socioassistenciais do Estado de Goiás, Cadastro Único e/ou nos cadastros da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, no valor de R$ 100,00 por família, reajustável, que serão creditados, mensalmente, na conta do beneficiário, com uso exclusivo para alimentação.

Demais matérias aprovadas com parecer favorável

Processo nº 7521/21 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei nº 20.533, de 22 de julho de 2019, que dispõe sobre o fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos com intolerância à lactose ou alérgicos, na rede pública estadual de ensino. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 5622/21 – Deputado Gustavo Sebba – Declara de utilidade pública a Organização não Governamental Conexão Patudos. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 8219/21 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede Título de Cidadania a Eloá Fernandes Alarcon Menezes. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 7662/21 – Deputado Karlos Cabral – Declara de utilidade pública o Instituto Império de Cristo, com sede no município de Trindade (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 7742/21 – Deputado Chico KGL – Dispõe sobre o balcão de atendimento para orientação e apoio à pessoa com deficiência, nas dependências dos órgãos e entidades da administração pública, instituições públicas e privadas de ensino superior e técnico. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 6598/21 – Deputado Karlos Cabral – Declara de utilidade pública a Federação Goiana de Futebol Sete, com sede no município de Aparecida de Goiânia. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 8513/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Confere ao município de Santa Rita do Araguaia o título de Capital do Queijo Cabacinha. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 7922/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação da Comunidade do Quilombo Urbano João Borges Vieira, com sede no município de Uruaçu (GO). Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 8124/21 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a Associação dos Assentados do Projeto José Marti (AJM), com sede no município de Niquelândia (GO). Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 7362/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Missão Amar Sem Fronteiras, com sede no município de Goiânia. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 7794/21 – Deputado Chico KGL – Altera a Lei n° 13.898, de 24 de julho de 2001, e n° 12.313, de 28 de março de 1994, para conceder a gratuidade do transporte público à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 7782/21 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 2327/20 – Deputado Dr. Antonio – Dispõe sobre o acesso ao prontuário médico por meios eletrônicos do paciente internado por covid-19, nas redes pública e privada de saúde, enquanto permanecer o estado de calamidade pública. Relatado pelos deputados Helio de Sousa e Amilton Filho.

Processo nº 7740/21 – Deputado Antonio Gomide – Proíbe o uso foliar de finopril em territórios limítrofes de áreas que produzem mel. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 5503/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual e-Sports Arena. Relatado pelo deputado Dr. Antonio.

Processo nº 7006/21 – Deputado Charles Bento – Institui a Política Estadual de Prevenção, Assistência e Informação à Crise Convulsiva. Relatado pelo deputado Dr. Antonio.

Processo nº 8220/21 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede Título de Cidadania a Vantuir Alves de Oliveira. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 8516/21 – Deputado Francisco Oliveira – Declara de utilidade pública a Associação Nova Terra, com sede no município de Orizona (GO). Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 7783/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui a campanha permanente de combate contra o assédio e a violência sexual nos eventos e espaços esportivos. Relatado pelo deputado Rubens Marques. 

Processo nº 5702/20 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui o Dia Estadual de Mobilização e Combate ao Assédio Sexual Contra Mulheres no Ambiente de Trabalho, denominada Lei Isa Penna. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 7233/21 – Deputado Jeferson Rodrigues – Institui o Dia Estadual da Liberdade Religiosa. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 980/20 – Deputado Cairo Salim e outros – Concede Título de Cidadania a Aleandro Olivio Caldato. Relatado pelos deputados Álvaro Guimarães e Rubens Marques.

Processo nº 8129/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi e outros. Concede Título de Cidadania a Maria de Deus Aguiar Raposo. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 7798/21 – Deputado Henrique Arantes – Declara de utilidade pública a Associação Esportiva Santo Expedito, com sede no município de Goianira (GO). Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 8686/21 – Deputado Lissauer Vieira – Declara de utilidade pública o Núcleo de Arte do Centro-Oeste, com sede no município de Alexânia (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 8588/21 – Deputado Lissauer Vieira – Declara de utilidade pública a Associação Multidesportiva Clube Resenhas, com sede no município de Rio Verde (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Outras matérias aprovadas com parecer contrário

Processo nº 2005/20 – Deputado Alysson Lima – Obrigada as empresas a disponibilizarem assentos que possam ser utilizados por vigilante, nos postos de trabalho durante a prestação de serviço. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 6913/21 – Deputado Bruno Peixoto – Institui a Campanha de Combate ao racismo e ao Preconceito nas Escolas. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 5058/21 – Deputado Charles Bento – Inclui os servidores da saúde das Organizações Sociais (OS’s) no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Relatado pelo deputado Dr. Antonio.

Demais projetos que receberam pedidos de vista

Processo nº 1133/20 – Deputado Cláudio Meirelles – Estabelece a alíquota zero de ICMS incidente sobre combustíveis produzidos e comercializados em Goiás. Relatado pela deputada Adriana Accorsi pela rejeição.

Processo nº 7907/21 – Ex-deputado Maycllyn Carreiro – Denomina Ponte Valdivino Moraes Pinheiro – Madurim Pedreiro, a edificação sobre o Rio Verdinho na GO-206, entre os municípios de Itarumã e Caçu. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 4972/20 – Deputado Amilton Filho – Revoga a Lei n° 20.894, de 29 de outubro de 2020, que dispõe sobre normas protetivas aos consumidores filiados às associações de socorro mútuo de Goiás. Relatado pelo deputado Dr. Antonio.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA