Política

Deliberações do Plenário

Publicado

em

A abertura dos trabalhos plenários do último mês do ano foi marcada pela aprovação de 34 matérias. Metade delas recebeu a validação definitiva, em segunda fase, e tentarão, agora, a sanção governamental.  A maioria dos projetos carregava a assinatura de parlamentares da Casa. 

Da Governadoria, foram validadas apenas duas proposituras, ambas em primeira votação. A primeira altera o Código Tributário do Estado (CTE) para efetivar a cobrança de alíquota interestadual do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). O objetivo final da proposta, que compatibiliza a legislação estadual a requisitos validados em nível nacional, é promover o devido ajuste fiscal em compras realizadas, principalmente, via comércio eletrônico, por consumidores de outros estados.   

Já na segunda, o Executivo estadual pleiteia efetivar a doação onerosa de imóvel a pessoa jurídica de direito privado. Trata-se de área de quase 335 mil m², a ser adquirida pelo Condomínio do Aeródromo Zezé Alves Ferreira, localizado no Setor Novo Planalto, em Goiânia.

A iniciativa foi proposta pela Governadoria, a pedido da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra). O órgão argumenta que o objetivo é livrar os cofres públicos do atual ônus econômico exigido para manutenção da área que abriga o referido aeródromo. O imóvel, que conta atualmente com arruamentos, pistas de pouso e decolagem, pista táxi e pátio, está sob a administração estadual desde 1974.

Fruto de doação, a área deveria ter recebido do estado, por volta daqueles anos, a devida infraestrutura e manutenção, o que acabou ocorrendo, apenas, de forma parcial. “Diante dessa suposta inércia estatal, os particulares teriam implementado as demais obras necessárias para evitar o encerramento das atividades do aeródromo”, arremata o governador Ronaldo Caiado (UB), em texto que justifica o projeto.

Nas deliberações da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 1º de dezembro, houve, ainda, a aprovação de 16 pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). As matérias foram encaminhadas à apreciação dos respectivos colegiados temáticos.

Do Plenário Iris Rezende, o presidente em exercício, deputado Álvaro Guimarães (UB), comandou os trabalhos. Depois da sessão ordinária foram convocadas reuniões das Comissões Mista e de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO). Nesta última, foi dado prosseguimento à tramitação do projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício do próximo ano (LOA 2023). A convocação dos colegiados foi feita inicialmente pelo deputado Talles Barreto (UB) e reiterada pelo líder do governo, Bruno Peixoto, seu correligionário.  

Parlamentares

Todas as 17 matérias que receberam validação definitiva, em segunda fase, e seguem, agora, para apreciação do governador, eram de autoria de parlamentares da Casa. Dentre estas, vale-se destacar proposituras em benefício do meio ambiente, da educação, cultura e saúde. Uma delas é a iniciativa do deputado Rubens Marques (UB), que visa o tratamento sustentável de esgotos para a preservação da qualidade da água.  

A outra é a do Virmondes Cruvinel (UB), que visa instituir o programa de incentivo ao uso de hidrogênio verde. E, ainda: a de Bruno Peixoto, para a universalização de bibliotecas em escolas públicas de Goiás. O líder do governo destacou que o Sistema Estadual de Bibliotecas de Goiás abrigava, em 2019, ano em que foi apresentada a matéria, 257 bibliotecas públicas. 

A propositura avança para a possível sanção governamental, após repercussão de situação polêmica na esfera municipal quanto ao tema.  Semanas atrás o Executivo da Capital, Goiânia, foi alvo de duras críticas ao anunciar o fechamento de bibliotecas escolares para abrir salas de aula. O assunto foi alvo de audiência pública na Câmara de Vereadores local.   

Por fim, na área da saúde, o destaque vai para o projeto da deputada Lêda Borges (PSDB), que visa instituir a Semana Estadual de Conscientização sobre a Luta Antimanicomial. A programação deve coincidir com as comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio de cada ano. 

O objetivo é contribuir para a divulgação do movimento que culminou na conquista da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216 de 2001). A legislação foi responsável por promover o fechamento gradual de manicômios em todo o território brasileiro. A Lei Antimanicomial, como ficou conhecida, liberta os pacientes encarcerados em hospitais psiquiátricos e provoca uma mudança de paradigma, ao convocar a família, a sociedade e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para cuidar das pessoas com transtorno mental severo e persistente. 

Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determina que o acolhimento dos pacientes com transtornos mentais, em tratamento não hospitalar, seja realizado pelos Caps, trazendo uma visão mais humanizada. A função é prestar assistência psicológica e médica, com uma visão mais abrangente, através de equipes multiprofissionais, visando a reintegração do doente à sociedade.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA