Nacional
Defesa Civil alerta para fortes chuvas em quatro estados
A Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), alertou para fortes chuvas em quatro estados neste fim de semana. Ness sexta-feira (7), dois avisos meteorológicos de grande perigo (vermelho) foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros (mm) por dia. Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.
O Inmet também destacou a atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em grande parte de Minas Gerais. A ZCAS é caracterizada quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área por, pelo menos, quatro dias.
As previsões indicam um volumes superiores a 100 mm por dia para a região metropolitana de Belo Horizonte, para a Zona da Mata Mineira, para o Rio Doce e para as regiões noroeste e oeste do estado.
Maranhão e Bahia
O Inmet também divulgou um alerta de chuva intensa para algumas o oeste da Bahia, nas regiões entre Brumado e Vitória da Conquista, até Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no litoral sul, próximo a divisa com Minas Gerais. Desde o início das enchentes na Bahia, mais de 850 mil pessoas foram afetadas. Até agora, foram registradas 26 mortes e mais de 90 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Um total de 164 municípios baianos seguem em situação de emergência.
No Maranhão, o Corpo de Bombeiros atualizou para 695 o número de famílias desabrigadas pelas enchentes. Os municípios de Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Formosa da Serra Negra estão com situação de emergência decretada.
Edição: Aécio Amado
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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