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Decretada prisão de acusado de assassinato por divergência política

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A Justiça de São Paulo converteu em preventiva, a prisão em flagrante de Luiz Antônio Ferreira da Silva, acusado de ter assassinado a facadas o seu amigo José Roberto Gomes Mendes por divergências políticas, em Itanhaém, no litoral paulista. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), o crime aconteceu na terça-feira (4), na Avenida Santo André, em Itanhaém.

Procurada pela Agência Brasil, a Polícia Militar informou que o crime ocorreu por volta das 15h de terça-feira e que, ao ser acionada para atender a ocorrência, encontrou um homem de 52 anos caído ao solo com ferimentos no rosto, costa e pescoço causados por uma faca. A morte foi constatada por uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os policiais detiveram um homem de 42 anos que relatou ser amigo e morar junto com a vítima e que eles teriam discutido por causa de diferenças políticas. Segundo informações policiais, o autor do crime seria apoiador do PT, e a vítima, apoiadora do presidente Jair Bolsonaro. A briga teria começado após Mendes ter dito a Silva que “todo petista é ladrão”. Silva não teria gostado do comentário e, depois de uma briga, ele teria ser armado com uma faca e desferido ao menos oito golpes contra a vítima, matando-a. 

Em nota, a Prefeitura de Itanhaém diz que o assassino foi preso em flagrante no local e que esfaqueou o amigo por “desinteligência”. Segundo a prefeitura, “ambos tinham instabilidade emocional” e não seria possível afirmar “que a motivação do crime foi política”.

A arma utilizada no crime foi apreendida e o homicídio está sendo investigado pela Polícia Civil.

Nos últimos meses, a violência provocada por divergências políticas têm se intensificado. Em julho, o guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, apoiador do PT, foi assassinado pelo policial penal federal Jorge Jose da Rocha Guaranho, apoiador de Bolsonaro, durante sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu (PR). No mês passado, Rafael Silva de Oliveira esfaqueou e tentou decapitar Benedito Cardoso dos Santos após uma discussão política.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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