Política

Data visa incentivar a prática da leitura, essencial para a formação do senso crítico e estímulo à criatividade

Publicado

em

Concorrendo com outras importantes datas, na qual se inclui o feriado da Padroeira Nacional, esta quarta-feira, 12, também é marcada por comemorações referentes ao Dia Nacional da Leitura. A celebração visa incentivar a prática da leitura em jovens e adultos, destacando a importância do hábito para a ampliação do vocabulário bem como para a formação do senso crítico e para o estímulo à criatividade dos cidadãos brasileiros. 

O marco foi defendido no Congresso Nacional, em projeto do então senador pernambucano Cristovam Buarque (na época, no PDT; hoje, no Cidadania). A data  entrou em vigor em 2009, tendo sido instituída por meio da Lei nº 11.899, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.  

Na atual Legislatura, o estímulo à leitura é alvo de sete proposituras em tramitação. A mais recente é de autoria do líder do Governo, o deputado Bruno Peixoto (UB). A proposição versa sobre a adesão do estado à Política Nacional de Alfabetização, instituída por meio do Decreto Federal 9765/2019.  

Segundo o propositor, a medida tem como objetivo não só erradicar o analfabetismo convencional, mas também o chamado “analfabetismo funcional”. Para isso, propõe adotar métodos de aprendizagem que estimulem a leitura como via de ampliação do conhecimento. Com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a matéria aguarda, agora, a apreciação junto à Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Se receber aval do colegiado, será apreciada em duas fases pelo Plenário. Caso seja aprovada na Alego, estará apta à sanção do Executivo.

Veja, abaixo, detalhes de mais alguns projetos de destaque:

Prêmio “Jovens Escritores”

De autoria do deputado Alysson Lima (PSB), o projeto de lei nº 1359/20, apensado ao de nº 1163/20, do deputado Paulo Trabalho (PL), propõe instituir o prêmio Jovens Escritores nas escolas públicas de Goiás. O objetivo das proposituras é incentivar os jovens à literatura. Em sua justificativa, Trabalho diz que o povo goiano, sobretudo os jovens, possui grande potencial no que diz respeito à criatividade e tal fomento pode vir a lapidar futuros escritores, poetas e artistas.

O parlamentar diz que o incentivo à educação é uma das prioridades que devem sempre ser propostas pelo Poder Legislativo. Ele observa que, ao longo dos anos, o Brasil tem vivenciado uma gradativa desidratação do seu sistema de educação, seja pela falta de interesse por parte dos jovens, que carecem de novos estímulos para o aprendizado, seja pelos professores que também se sentem desestimulados, principalmente pela falta de estrutura, pelos baixos vencimentos e por conta também da violência que rodeiam as escolas. A matéria aguarda a primeira fase de votação em Plenário.

“Leitura para todos”

Outra proposta de destaque que tramita na Alego é de autoria do deputado Álvaro Guimarães (UB). Em fase de primeira discussão e votação, o projeto de lei nº 6914/19 visa instituir a política pública “Leitura para todos” em bibliotecas e escolas públicas e privadas do estado. O objetivo é facilitar o acesso de alunos com deficiência visual à leitura de livros e outros materiais didáticos por meio do uso de tecnologia, viabilizando o acesso em igualdade.

Os locais mencionados na propositura deverão, de acordo com o texto, disponibilizar equipamentos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual, em salas de leitura. Os equipamentos descritos na matéria são computadores com câmera e softwares de auxílio à leitura, inteligência artificial acoplável aos óculos, capaz de realizar a leitura de materiais impressos e reproduzir o conteúdo por áudio, além de equipamento de tecnologia que viabilize o acesso do deficiente visual à leitura de livros e materiais impressos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA